Zoonoses de Cubatão realiza censo e vacinação de cães e gatos na Ponte Nova | Mais Saúde

O Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ) de Cubatão iniciou uma ação de bloqueio da raiva animal devido a um caso de cachorro mordido por um morcego na Ponte Nova no final de dezembro. O animal foi vacinado pelos tutores em uma clínica veterinária e está bem, sob observação, segundo a prefeitura.

O episódio ocorreu na quadra formada pelas ruas Jornalista Donato Ribeiro, Francisco Barbosa e Manuel Lourenço dos Santos. A ação de bloqueio ocorre em um raio de 300 metros a partir desse local. Nesta semana, as equipes do setor estarão percorrendo as ruas da região para levantar dados sobre a população canina e felina da área e iniciar a vacinação preventiva.

O Serviço de Controle de Zoonoses reforça que é uma ação preventiva definida por protocolos de vigilância e controle de raiva animal. O último caso de raiva animal em SP aconteceu em 1998. Já o último caso de raiva humana foi em 1997.

Em nota técnica, o SCZ afirmou que o bloqueio visa garantir a imunidade dos animais da região e que a disseminação do vírus é uma “possibilidade quase nula”.

A área compreendida monitorada está localizada na ponta do bairro e fica entre as avenidas Beira-Mar e Felícia Olivieri Trombino até a Rua Carlos Gomes, além de mais uma quadra junto à avenida Beira Mar, entre as ruas Espanha e Boa Vista. As equipes da Zoonoses estão devidamente identificadas por crachás. Qualquer dúvida em relação à atuação, o número do setor é o (13) 3375-2259.

VÍDEOS: as notícias mais vistas do g1


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar