Violinista brasileiro alcança o topo da parada de música clássica da ‘Billboard’ | Santos e Região

De Itanhaém, no litoral de São Paulo, para o mundo. O violinista Plínio Fernandes, de 28 anos, alcançou o topo da parada de música clássica da Billboard, em julho deste ano, após o lançamento do primeiro álbum ‘Saudade’. Ao g1, o músico, que mora em Londres, disse que é “um privilégio muito grande representar o Brasil”.

O ranking da revista norte-americana Billboard, a maior referência da indústria fonográfica, considera a audição em streaming e vendas de faixas em todo o mundo. O músico brasileiro ficou surpreso ao ver o seu primeiro álbum no ranking musical.

“O topo da parada clássica da Billboard foi incrível, uma sensação muito bacana de saber que as pessoas estão escutando música brasileira mundo a fora, quer dizer, principalmente nos Estados Unidos. É um privilégio muito grande de ter a música brasileira sendo representada de tal forma e ser esse humilde embaixador da cultura brasileira”, disse.

Lançado em 8 de julho deste ano, o álbum ‘Saudade’, segundo o músico, é um retrato fiel do que mais ama na música. “Um trabalho que coloquei tanto esmero e tanto carinho, com participações pra lá de especiais”.

É o caso da faixa “O Mundo é Um Moinho”, que teve a participação da cantora Maria Rita, da qual ele afirmou ser fã desde criança. “A Maria Rita é uma das minhas cantoras favoritas, então foi pra lá de especial tê-la no álbum especialmente porque a canção caiu como uma luva na voz dela e ela, de fato, é uma pessoa extremamente virtuosa e generosa”.

Plínio Fernandes e Maria Rita em clipe da faixa ‘O Mundo É Um Moinho’ do álbum ‘Saudade’ — Foto: Reprodução/YouTube

Ele revelou que a faixa em si foi feita à distância, mas o clipe com a participação de Maria Rita foi gravado em fevereiro deste ano quando Plínio esteve no Brasil. “Foi um episódio muito bacana, muito legal conhecê-la pessoalmente, alguém que admiro desde muito cedo”.

A escolha das faixas do álbum, segundo o músico, fazem parte de uma compilação das canções que mais gosta na música brasileira. “Fui peneirando e ficaram as que eu mais gostava, as que eu achava que fazia mais sentido para compor esse álbum e ter um equilíbrio bacana e contrapor os prelúdios do Villa-Lobos que eu gravei”.

Com 323.914 ouvintes mensais no Spotify, o violinista afirmou que escolheu ‘Saudade’ como título do álbum para exprimir o sentimento mais sincero que tem em relação ao Brasil. “Essa saudade muito forte de estar no país, de falar a língua, da comida, da cultura, de tudo. A forma que encontrei de ocupar esse espaço vazio que a saudade cria”.

Álbum ‘Saudade’ do violinista Plínio Fernandes, de Itanhaém (SP), alcançou o topo da Billboard em julho — Foto: Arquivo Pessoal

Plínio mudou para Londres em 2014 para cursar a graduação de bacharelado em música e violão clássico com bolsa integral pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na Royal Academy of Music. “O curso durou 4 anos e depois disso emendei no mestrado de mais 2. E faz 2 anos que encerrei o curso”.

Segundo o músico, a paixão pela música surgiu desde quando era pequeno, pois o pai dele era violinista amador e tocava violão pela casa. E, aos 7 anos, ele iniciou as aulas. Além disso, o bisavô era maestro. “É uma coisa que vem de família”.

Plínio contou que tem feito muitos shows no Reino Unido e que já tem compromissos nos próximos meses, como tocar em Portugal, se apresentar pela primeira vez na Ásia e tocar em Hong Kong. “Desde que sai do Brasil não toquei nenhum concerto aí, então estou esperando o momento adequado para fazer isso. Certamente ano que vem já tenha algumas coisas marcadas”.

Além da música, ele afirmou que a rotina é composta por bastante leitura, escutar músicas e assistir shows, mas que também tem alguns alunos. “Acho que ensinar é algo muito importante e muito lindo. A educação musical é algo que deveria fazer parte do currículo de toda escola”.

Mesmo com o álbum lançado recentemente, Plínio já planeja o próximo lançamento. “A previsão é que o segundo álbum seja lançado no ano que vem. Estou começando as conversações com a gravadora para discutir qual será o repertório e tudo mais”, finalizou.

Álbum ‘Saudade’ do violinista Plínio Fernandes contou com a participação da cantora Maria Rita — Foto: Reprodução/Facebook

VÍDEOS: Mais assistidos do g


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar