Vídeo mostra GCM de Praia Grande, SP, imobilizando jovem pelo pescoço e clientes desesperados | Santos e Região

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma confusão entre moradores e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Nas imagens, registradas na última quarta-feira (11), um guarda imobiliza um jovem pelo pescoço em um bar no bairro Vila Sônia. É possível ouvir os amigos do rapaz gritando para que o agente de segurança o soltasse.

O caso aconteceu por volta de 15h. Os guardas estavam em patrulhamento pela região, após outro GCM, de 39 anos, ter sido morto naquela manhã. O estabelecimento que aparece no vídeo fica a aproximadamente 950 metros de onde o profissional foi assassinado.

Ainda com base nas imagens, havia uma viatura e cinco guardas no bar. Dois assistiam o desenrolar da discussão, dois agentes armados afastavam os clientes e um imobilizava o jovem pelo pescoço.

Segundo a Prefeitura, durante uma abordagem, algumas pessoas se exaltaram e foi necessária a contenção. — Foto: Reprodução

Aos gritos, alguns clientes diziam que o rapaz era menor de idade, que era estudante. “Nós é morador senhor. Nós é morador, entendeu?’

O autor do vídeo, que não quis se identificar, afirma que os guardas faziam um patrulhamento de rotina, quando pararam para “tumultuar” com os clientes. “Eles também mandaram fechar esse bar e todos daqui do fundão”.

Segundo ele, uma das proprietárias dos comércios afirmou que não teria como “ganhar o pão” com o bar fechado.

“Ontem (quarta) à noite isso aconteceu de novo na frente da escola aqui perto, mas não gravei porque fiquei com medo dele me bater. Eu estava indo buscar minha criança na escola e vi um guarda xingando uma moça com o filho”, disse o morador.

Ele continua: “Não somos bandidos. Só porque moramos na favela da Vila Sônia, no fundão, eles acham que pode fazer [o que querem]. Minha mãe nem foi trabalhar com medo do que aconteceu”, afirma.

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que a GCM realizou ações nesta quarta-feira por diversas ruas do Bairro Vila Sônia. Durante uma abordagem, algumas pessoas se exaltaram sendo necessária a contenção.

A Guarda Civil Municipal de Praia Grande possui autorização para o porte de arma desde 2009, quando firmou convênio com a Polícia Federal. A prefeitura informou, ainda, que a corporação conta com corregedoria interna para apurar eventuais irregularidades sobre a conduta de seus integrantes.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar