Vereadora toma posse após 12 anos sem mulheres na Câmara de São Vicente, SP | Santos e Região

Após 12 anos com apenas homens ocupando as cadeiras da Casa Legislativa de São Vicente, no litoral de São Paulo, a suplente Geovana Albuquerque (PODE) tomou posse temporariamente como vereadora nesta quinta-feira (7). A última vez que a cidade contou com uma mulher na Câmara dos Vereadores foi em 2008.

Geovana teve 1.098 votos e foi eleita suplente do vereador Jailton Jatobá dos Santos (PODE) nas eleições municipais de 2020. Jailton pediu licença do cargo até o fim deste mês alegando questões pessoais e, neste período, Geovana assumirá a cadeira.

“É uma grande missão estar na primeira Câmara das Américas representando as mulheres vicentinas, ainda mais depois de tanto tempo sem uma representante mulher. Sou grata e honrada por viver esta grande oportunidade”, afirmou Geovana.

Ela é formada como técnica em administração e cursa o bacharelado na mesma área. A vereadora, que se diz ativa politicamente mesmo antes de se candidatar pela primeira vez, afirma que notava a ausência de mulheres eleitas. “A democracia preza pela representatividade. E eu não me sentia representada. Esse foi um fator que influenciou muito na minha decisão de sair candidata”, contou.

Antes de Geovana, a última vez que a cidade contou com uma mulher na Câmara foi com a vereadora eleita Mara Valéria (PT), entre os anos de 2005 e 2008. Nestes 12 anos sem representatividade feminina na Câmara de São Vicente, 45 homens foram eleitos vereadores nas eleições municipais.

Desde o início deste século, contando com Geovana, apenas quatro mulheres foram eleitas ou assumiram como suplentes cadeiras na Casa Legislativa do município durante o mandato. Veja quem são elas:

  • Geovana Albuquerque (PODE) foi eleita suplente e assumiu como vereadora nesta quinta (7);
  • Mara Valéria (PT) foi eleita vereadora – de 2005 a 2008;
  • Lidia Ileck (PPS) foi eleita suplente – assumiu como vereadora entre junho e julho de 2005 e, depois, entre abril de 2006 e abril de 2008;
  • Zezé Massuno (PFL), foi eleita suplente – assumiu como vereadora em outubro de 2002.

Câmara Municipal de São Vicente, SP — Foto: Divulgação/Câmara Municipal

VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar