Urnas são preparadas para eleições suplementares em Cajati, SP | Santos e Região

As 29 urnas eletrônicas, que serão usadas para as eleições suplementares no próximo domingo (3), estão sendo preparadas em Cajati, no interior de São Paulo. As máquinas estão recebendo uma carga virtual com o nome dos eleitores de cada sessão e também com o nome dos três candidatos que disputam a prefeitura da cidade.

O trabalho de verificação dos equipamentos é feito no cartório eleitoral de Jacupiranga, cidade vizinha a Cajati. O cartório da zona 228 é responsável pelos processo de votação na cidade e também pelo trabalho de conferência e distribuição das urnas.

A eleição nessas cidades acontece no próximo domingo, das 7h às 17h. Cajati tem, ao todo, 12 locais de votação e mais de 23 mil eleitores, mas apenas 19.608 mil estão aptos para votar no domingo. “Isso porque só poderão votar agora os eleitores que tiraram o título até dia 3 de fevereiro ou que regularam o documento até essa data”, disse Reginaldo Giovani Viera, chefe do cartório eleitoral de Jacupiranga.

Cidade de Cajati, SP, prepara urnas eletrônicas para nova votação — Foto: Rinaldo Rori/g1

A eleição para escolher o novo prefeito da cidade acontece porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o recurso do prefeito eleito de Cajati Lucival José Cordeiro (PSB), o ‘Vavá Cordeiro’, e manteve indeferido o registro de candidatura dele. Vavá foi o candidato mais votado à Prefeitura de Cajati, com 8.778 votos, nas eleições municipais de 2020.

Com essa nova decisão, em 1º de janeiro de 2021, o presidente eleito da Câmara de Vereadores de Cajati, Sidinei Aparecido Ribeiro (DEM) assumiu o cargo de prefeito, interinamente, até que ocorra a nova eleição na cidade.

O mesmo acontece em outras outras duas cidades do Vale do Ribeira: Apiaí e Itaóca.

Em Apiaí, o candidato Donizetti Barbosa (PSD), vencedor das eleições com 6.260 votos (45,26% do total), teve a candidatura indeferida por improbidade administrativa. Os eleitores vão às urnas para escolher, entre quatro candidatos, quem vai ser o novo prefeito da cidade.

Em Itaóca, o candidato Frederico Dias Batista (PL) venceu as eleições com 1.637 votos (69,39% do total), mas também teve a candidatura indeferida por improbidade administrativa. Na cidade, os eleitores terão um candidato a disputa da prefeitura.

Eleição pra escolha do chefe do executivo municipal acontece em Cajati neste fim de semana — Foto: Rinaldo Rori/g1

VÍDEOS: as notícias mais vistas do g1


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar