Toninha é encontrada morta em praia do litoral de SP | Santos e Região

Uma toninha foi encontrada morta na faixa de areia da praia do bairro Caiçara, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (23). A Guarda Costeira da cidade foi acionada e removeu a carcaça do animal, que foi encaminhada ao Instituto Biopesca para análise. Após estudo, foi constatado que o corpo apresentava marcas que indicam que a toninha ficou presa em malhas de pesca.

Segundo a prefeitura, banhistas entraram em contato com o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) e informaram sobre o animal já sem vida na orla. No local, a equipe constatou que o animal era uma toninha, recolheu o corpo e o enviou ao Biopesca.

Em nota, o instituto informou que o animal era um macho jovem, e estava em avançado estado de decomposição, o que dificulta precisar a causa da morte. Contudo, a equipe veterinária pontua que, devido a marcas no corpo, foi possível identificar que o animal ficou emalhado, isto é, preso em malhas.

O Biopesca esclarece que a toninha, enquanto mamífero, possui respiração pulmonar e precisa subir à superfície para respirar. Por esse motivo, se prender a redes de pesca impossibilita que o animal retorne à superfície, ocasionando sua morte. O instituto, porém, diz que a toninha não é uma espécie alvo da pesca, portanto, esse caso deve ter sido de uma “captura acidental”.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas ou quaisquer animais marinhos na região entre Peruíbe e Praia Grande, vivos ou mortos, basta acionar o Instituto Biopesca pelo número 0800-6423341 (em horário comercial) ou pelo WhatsApp da instituição.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar