Tartarugas são flagradas nadando em canal de Santos; VÍDEO | Santos e Região

O aposentado Renato de Oliveira, de 61 anos, flagrou três tartarugas no canal 4, em Santos, no litoral de São Paulo, na manhã desta terça-feira (20). Imagens obtidas pelo g1 mostram os animais nadando no canal (veja o vídeo acima).

“Moro no canal 1, estava caminhando na praia. Passei pelo canal 4 eram 11h20 e vi as tartarugas lá, tinham três. Tomei água de coco, aí 12h30 passando ali de novo elas estavam ali”, disse.

Oliveira acredita que as tartarugas estavam em busca de alimentos. “Fiquei pensando como elas chegaram até ali, já que costumam habitar [áreas] costeiras com pedras e o canal 4 fica longe. Já devem ter traçado uma rota. A maré cheia favoreceu a entrada delas no canal”.

Tartarugas foram flagradas nadando no canal 4, em Santos, na manhã desta terça-feira (20) — Foto: Renato de Oliveira

Baseado nos vídeos, o biólogo Eric Comin disse ao g1 que pode se tratar de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas). Segundo ele, a espécie encontra-se em situação vulnerável de acordo com classificação do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“Essa espécie é uma das que mais se alimenta de lixo, de plástico, ingere lixos tipo sacolinhas plásticas. Elas também habitam áreas costeiras, principalmente, com bastante vegetação, com algas”, disse.

Para o biólogo, as tartarugas entraram no canal para se alimentar. “O fato delas estarem no canal, em uma área totalmente abrigada, tranquila e elas estão se alimentando. Está parado, não tem ondulação, não tem nada”.

“É comum. A única preocupação com esses animais seria a ingestão de lixo, principalmente, plástico”, finalizou.

Aposentado flagrou tartarugas no canal 4 em Santos, no litoral de SP, na manhã desta terça-feira (20) — Foto: Renato de Oliveira

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar