Tanques israelenses dispararam em cidade do Líbano após cessar-fogo entrar em vigor, diz agência
Exército de Israel alegou ter detectado ‘veículos suspeitos’ no sul do Líbano e que, por isso, o Hezbollah violou o acordo de trégua que entrou em vigor na quarta-feira (27). Pouco mais de 24 horas após o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah entrar em vigor no Líbano, ambas as partes se acusaram nesta quinta-feira (28) de violação do acordo de trégua.
Fontes da agência de notícias Reuters no Líbano afirmaram que tanques israelenses fizeram nesta manhã duas rodadas de disparos na cidade libanesa de Markaba, no sul — pelo acordo de cessar-fogo, os dois lados se comprometaram a interromper conflitos por 60 dias e se retirar do sul do Líbano, onde os confrontos vinham acontecendo.
Já o Exército de Israel alegou que reagiu ao descobrir que veículos com suspeitos estavam em “diversas áreas” do sul do Líbano, o que “constitui uma violação” do acordo de cessar-fogo por parte do Hezbollah.
A alegação de Israel se baseia em um dos pontos mais questionados do acordo, o de que as forças israelenses poderiam reagir caso julgassem que o Hezbollah segue com operações no sul do Líbano.
Fonte Original