Secretário de Saúde de Santos alerta para baixa cobertura vacinal contra sarampo e gripe e anuncia Dia D de vacinação | Mais Saúde

O secretário de saúde de Santos, Adriano Catapreta, alertou para os baixos índices de vacinação contra sarampo e gripe na cidade, durante entrevista coletiva nesta terça-feira (26) na sede da pasta. Segundo ele, a cobertura vacinal contra as doenças está abaixo de 18% e, portanto, distante da meta de 95%. O gestor municipal também anunciou para sábado (30) um Dia D de vacinação que visa reduzir a diferença percentual.

Catapreta explicou que o índice de imunização contra o sarampo está em 12,1% e o da gripe atinge apenas 17,5%. De acordo com ele, os percentuais só levam em consideração o público que pode ser imunizado contra as doenças.

“A situação é extremamente preocupante porque as vacinas estão disponíveis, mas as pessoas que podem se vacinar não estão buscando ser vacinadas”, lamenta.

O secretário ressalta que há doses suficientes para melhorar os índices, mas pontua que a população deve se mobilizar em prol da imunização.

A vacina do sarampo é destinada a crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, além profissionais de saúde. A da gripe é aplicada em idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.

Conforme anunciado pelo secretário de saúde de Santos, o Dia D de vacinação na cidade acontecerá no próximo sábado (30), das 9h às 15h. Os postos de imunização serão divulgados durante a semana pelos órgãos oficiais da prefeitura.

Na campanha, Catapreta ressalta que a vacina contra gripe será aplicada também em crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses, e não apenas em idosos acima dos 60 e profissionais de saúde.

Dia D de vacinação acontecerá no próximo sábado (30) em Santos — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar