São Vicente tem um caso de sarampo e dois estão em investigação em Santos | Mais Saúde

Um caso de sarampo foi registrado em São Vicente, no litoral de São Paulo. Outros dois casos estão em investigação em Santos.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informou que foi confirmada a doença em uma criança do sexo masculino, de um ano e quatro meses, moradora do bairro Tancredo Neves, vacinada com as duas doses. A Sesau esclareceu que foi realizado o bloqueio seletivo na creche, na residência e na quadra da residência onde mora a criança.

Já em Santos, de acordo com a prefeitura, os dois casos de sarampo em investigação são de residentes. Não há conclusão de ambos os casos devido ao aguardo do resultado de exames laboratoriais. Nenhum contactante dos pacientes apresentou sintoma e, por precaução, todo o protocolo de bloqueio foi realizado, como a vacinação destas pessoas.

Ainda segundo a administração municipal, nenhum caso de sarampo foi confirmado neste ano e nem em 2021. Desde o último dia 4, Santos realiza a imunização de crianças de seis meses a menores de cinco anos contra o sarampo, conforme a campanha estadual de imunização contra a doença.

O estado de São Paulo investiga 25 casos suspeitos de sarampo. Se confirmadas, as contaminações são autóctones, ou seja, quando a pessoa contrai o vírus no próprio território e não em viagem.

Em 2022, um caso da doença foi confirmado o estado, na capital paulista. A doença é altamente contagiosa, mas pode ser evitada com a vacinação.

Após a doença ter sido considera erradicada no Brasil, o país viveu novo surto em 2019. No estado de São Paulo, 18 pessoas morreram e cerca de 18 mil foram contaminadas.

Durante todo o ano de 2020, foram notificados 883 casos no estado, sendo 354 deles em crianças menores de 9 anos. A única morte registrada também foi nesta faixa etária, segundo a secretaria estadual de saúde.Já em 2021, foram registrados nove casos da doença, e nenhuma morte.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar