Santos terá transporte público gratuito no 2º turno das eleições



Defensoria Pública do Estado de São Paulo protocolou uma ação civil pública, que pedia para cidade conceder o serviço. Nova linha de ônibus municipal interliga bairros da Zona Noroeste de Santos
Raimundo Rosa/PMS
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou que concederá a gratuidade da tarifa aos usuários do transporte público municipal no 2º turno das eleições, que acontece no próximo domingo (30).
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo havia protocolado uma ação civil pública, que pedia para a cidade conceder o serviço. No entanto, por meio de nota, o município informou que não foi notificado sobre qualquer ação judicial sobre o benefício.
Após a orientação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a oferta do serviço gratuito as prefeituras e empresas concessionárias, a Defensoria recomendou que Santos adotasse as medidas necessárias para conceder a isenção tarifária aos passageiros do transporte público no dia do 2º turno.
Por meio de nota, o defensor público Alexandro Pereira Soares afirmou que, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as taxas de abstenção por escolaridade na cidade no primeiro turno demonstram que o percentual aumenta conforme diminui o grau de escolaridade.
O g1 questionou a Prefeitura de Santos se os serviços serão mantidos em níveis normais nesta data, como solicitado pela Defensoria, e se a liberação da gratuidade irá valer para toda a população da cidade ou apenas para algumas regiões.
A prefeitura não respondeu os questionamentos e disse irá aguardar a publicação do decreto municipal no Diário Oficial da cidade, até sexta-feira (28), para passar mais informações sobre o assunto.
Baixada Santista
As demais cidades da Baixada Santista não devem oferecer o transporte gratuito no segundo turno, com exceção de Mongaguá e São Vicente.
Em Mongaguá, o transporte gratuito será apenas para a população das fazendas Água Branca e Itaóca. Além disso, haverá reforço das linhas para as regiões mais afastadas. A Prefeitura de São Vicente não vai cobrar a tarifa para os usuários dos ônibus. Os moradores que forem utilizar o serviço devem apresentar o cartão transporte e terão duas passagens de graça. (Veja como solicitar).
As prefeituras de Itanhaém e Peruíbe disseram que realizam uma análise para ofertar a gratuidade da tarifa aos usuários do transporte público municipal no 2º turno eleitoral. A decisão do posicionamento dessas cidades será definido nos próximos dias.
Bertioga, Cubatão, Guarujá e Praia Grande afirmaram que não irão oferecer transporte público gratuito no dia das eleições.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar