Santos suspende aulas após disseminação de vírus entre alunos; entenda



Quatro estudantes foram diagnosticados com eritema infeccioso e outros 25 estão com suspeita para a doença, que pode causar erupções cutâneas, manchas avermelhadas pelo corpo, febre, dores na cabeça, articulações e muscular. UME João Papa Sobrinho, em Santos (SP), tem aulas suspensas após casos de eritema infeccioso.
Vanessa Rodrigues/AT
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou a suspensão das aulas presenciais na Unidade Municipal de Ensino (UME) João Papa Sobrinho, no Gonzaga, após a confirmação de quatro casos de eritema infeccioso e 25 suspeitas entre os alunos. A medida é válida para segunda (25) e terça-feira (26) e tem como objetivo interromper a transmissão da doença.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Enquanto estiver sem atividades, a escola passará por sanitização. A retomada às aulas está marcada para quarta-feira (27) com a obrigatoriedade do uso de máscaras por alunos e funcionários. Segundo a prefeitura, a escola fornecerá máscaras descartáveis para todos.
Os estudantes com sintomas foram afastados das atividades e encaminhados para tratamento médico. O diagnóstico dos casos foi feito após a observação de sintomas como manchas vermelhas nas bochechas e erupções no corpo dos alunos.
HÁ 1 ANO: Crianças são hospitalizadas devido a surto de diarreia na UME João Papa Sobrinho
O que é eritema infeccioso?
O eritema infeccioso é uma infecção viral e ocorre principalmente em crianças. Ela é causada pelo parvovírus B19. Seus principais sintomas incluem manchas vermelhas nas bochechas, febre baixa, cansaço e dores nas articulações.
A transmissão ocorre por gotículas respiratórias, contato com secreções ou objetos compartilhados, como copos e talheres. A doença é contagiosa de sete dias antes até o primeiro dia das manchas.
O tratamento envolve alívio dos sintomas, como o uso de antitérmicos e analgésicos. Em relação à prevenção, é recomendado: lavar as mãos, evitar compartilhar objetos pessoais e isolar pacientes infectados para reduzir a transmissão.
Prefeitura de Santos
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o eritema infeccioso é uma doença comum na infância e sem risco de gravidade. Sua transmissão ocorre, especialmente, na fase inicial, antes do surgimento das erupções cutâneas.
A SMS reforça que, apesar de ser uma doença benigna, o eritema infeccioso requer atenção. Os pais ou responsáveis de crianças com sintomas devem procurar orientação médica nas policlínicas ou UPAs de Santos.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar