Santos ganha pontos exclusivos para descarte de vidro | Santos e Região

Santos, no litoral de São Paulo, ganhou três pontos exclusivos de descarte das embalagens de vidro: Aquário Municipal, na Ponta da Praia; Orquidário Municipal, no José Menino, e Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro.

Em nota, o secretário municipal de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, explicou que esta é apenas a primeira fase do Programa Vidro Vira Vidro, que pretende instalar mais 40 pontos de coleta do material ainda este ano. “Os postos recebem qualquer tipo de vidro, desde garrafas, vasilhas e até vidros planos como janelas, por exemplo. E o vidro não precisa estar intacto, já que será moído”.

A ampliação do recolhimento deste material, que ainda pode ser encaminhado à coleta seletiva, é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) com a multinacional Verallia, sem custos para a prefeitura.

O objetivo da Semam é colocar os demais postos em locais de grande circulação de pessoas. O secretário espera boa adesão dos moradores nesta campanha.

Programa Vidro Vira Vidro

A proposta do Programa Vidro Vira Vidro é aumentar a circularidade do material. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir a extração de recursos naturais e a emissão de CO2.

A cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação. A iniciativa prevê a instalação de mais de 1,5 mil postos de entrega em diversas cidades para aumentar a coleta de vidro para reciclagem.

O projeto tem expectativa de coletar 24 mil toneladas de caco por ano, o que ajudará a reduzir as emissões de CO2 no processo de fabricação de embalagens de vidro, consumo de energia e o uso de matéria-prima virgem.

Além do vidro, os moradores de Santos podem fazer o descarte adequado de uma série de outros materiais, como resíduos eletrônicos, óleo de cozinha usado, pilhas, baterias, lâmpadas, remédios e cápsulas de café. Confira a lista dos ecopontos.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar