Santos confirma 20º caso de varíola dos macacos e número de casos suspeitos aumenta | Mais Saúde

Um novo caso de varíola dos macacos foi confirmado em Santos, no litoral de São Paulo, na última terça-feira (18). Com isso, a cidade registra 20 pessoas com a doença, todos do sexo masculino e adultos. Atualmente, há 15 casos em investigação.

Segundo a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), todos os 20 infectados, até o momento, não apresentam sinais de gravidade da doença. Destes, 17 já cumpriram o período de isolamento e estão recuperados.

O município também apresentou um aumento no número de casos suspeitos. Em 23 de setembro deste ano, eram seis casos. Agora, são 15 casos em investigação. Segundo a Prefeitura de Santos, essas pessoas se encontram em isolamento domiciliar, enquanto aguardam o resultado de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado.

Todos os residentes em Santos confirmados ou suspeitos da doença são acompanhados pela Seviep. A Seção ainda alerta que, caso alguém identifique algum dos sintomas da doença (confira abaixo) deve ir à policlínica mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou a uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade.

Santos confirma o 17º caso de varíola dos macacos — Foto: Prefeitura de Santos

  • Primeiros sinais da doença: febre, fadiga, fraqueza e dores musculares, de cabeça, nas costas e nos gânglios (especialmente atrás da orelha e cabeça).
  • Após três dias: surgem erupções na pele a partir do local da infecção primária, que se espalham rapidamente para outras partes do corpo.
  • Em até 12 dias: erupções com aparência sólida (pápula). O infectado deixa de contaminar outras pessoas após o desaparecimento das lesões.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar