Santos anuncia reforço de 35% no efetivo da GCM | Santos e Região

A segurança em Santos, no litoral de São Paulo, será reforçada até o final deste ano com a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM). A cidade passará de 342 para 462 agentes atuando nas ruas, um aumento de 35%.

Em junho, 75 novos agentes já estarão em ação no município. Agora, a prefeitura autorizou a contratação de outros 45 aprovados em concurso público.

O caminho até chegar à corporação passou por um curso de formação, que abordou diversos temas como primeiros-socorros, legislação, combate a incêndio, entre outros, com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com carga de 830 horas.

Após a formação, os agentes tornam-se aptos para atuar e atender ocorrências das mais variadas naturezas. A GCM de Santos tem entre suas principais atribuições proteger o patrimônio público, o cumprimento das leis e normas municipais, o patrulhamento preventivo e colaborar de forma integrada com as demais forças de segurança, como as polícias Civil e Militar.

Em nota, o prefeito Rogério Santos (PSDB) afirma que investir em segurança é uma das prioridades da cidade e que a contratação de novos agentes irá reforçar o policiamento e patrulhamento em Santos, garantindo mais qualidade de vida aos munícipes.

Em abril, a GCM renovou e ampliou a frota de operações de segurança na cidade em 14%. Ao todo, 50 novos veículos foram adquiridos pela prefeitura, sendo 34 viaturas de quatro rodas, seis motos e 10 quadriciclos. Os veículos já estão em operação.

No segundo semestre, as novas viaturas serão equipadas com tablet, visando facilitar a comunicação com o Centro de Controle Operacional (CCO) e a catalogação de ocorrências. Essa nova tecnologia embarcada está a cargo da Secretaria de Planejamento.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar