Riviera de São Lourenço cria mais de mil empregos no verão | Riviera, bairro mais sustentável do País

A Riviera de São Lourenço, que tem cerca de 20 mil habitantes fixos, alcança no verão uma população média de 50 mil pessoas. São proprietários de imóveis e visitantes, que buscam o conforto e a segurança do local e a qualidade ambiental de sua praia, sistematicamente sinalizada com a “bandeira verde” da Cetesb, graças aos sistemas próprios de tratamento de água e esgotos, coleta e gestão dos resíduos sólidos. “A infraestrutura da Riviera já foi planejada e dimensionada para esses momentos de pico. Para que o significativo aumento demográfico não comprometa esses ganhos de sustentabilidade, há também todo um cuidadoso processo de preparação, executado pela Associação dos Amigos da Riviera, responsável pela gestão de todo o bairro”, observa Luiz Augusto Pereira de Almeida, diretor de Marketing da Sobloco Construtora, responsável pelo empreendimento.

A Riviera mantém normalmente aproximadamente cinco mil empregos diretos. Para a temporada, a previsão é de se agregarem pelo menos mais 1.200 temporários, assim distribuídos: shopping center – 130; prédios – 260, com a média de um posto de trabalho por edifício; eventos de verão – 500; restaurantes – 60; uptwon e comércio – 900; e Pão de Açúcar – 230, sem contar os incontáveis serviços terceirizados ou prestados por diaristas e autônomos. A cadeia econômica gerada na Riviera reflete-se em todo o município, com milhares de empregos indiretos, por meio da oferta de produtos e serviços.

A Riviera mantém aproximadamente cinco mil empregos diretos e na temporada a previsão é de se agregarem, pelo menos, mais 1.200 — Foto: Arquivo Sobloco Construtora

A Associação dos Amigos da Riviera também está adotando várias medidas preparativas para o verão 2021/2022, a começar pela contratação de mais 94 funcionários, que se somam aos 556 colaboradores fixos, totalizando 660 pessoas em dezembro e janeiro, que se dividem nas áreas de manutenção, segurança, saneamento e administração. Foram admitidos, ainda, 12 estagiários da área de saúde, que recebem treinamento especial no âmbito do programa de prevenção ao mosquito Aedes aegypt.

Dentre os preparativos, destacam-se: treinamento aos novos guarda-vidas e vigilantes da Associação dos Amigos; trabalhos de manutenção que compreendem os cuidados com todos os jardins e praças da Riviera; poda de milhares de coqueiros para remover frutos e folhas e prevenir acidentes; pintura de solo para sinalização de trânsito em todo o bairro; limpeza e pintura de guias; e roçada dos canais, dentre outros serviços.

Dentre os preparativos para a temporada de verão, destaca-se o treinamento de novos guarda-vidas e vigilantes — Foto: Arquivo Sobloco Construtora

Na parte do saneamento, trabalhos preventivos também foram executados: hidrojateamento e limpeza de toda a rede de coleta de esgotos, visando prevenir entupimentos e evitar vazamentos; e manutenção preventiva dos 13 geradores das instalações de bombeamento, mais a locação de dois desses equipamentos de grande porte, para funcionamento em eventual interrupção do fornecimento de energia elétrica. Finalmente, há manutenção preventiva de bombas dos sistemas de captação e distribuição de água e aumento do suprimento de produtos químicos de tratamento. Todos esses trabalhos são executados pela Associação dos Amigos da Riviera, entidade que conta com a contribuição de todos os proprietários dos imóveis do bairro.

Maior contribuinte do município
A Riviera de São Lourenço, que mantém mais de cinco mil empregos diretos, além de milhares indiretos, gera folha de pagamento de R$ 200 milhões por ano. Ocupando somente 1,8% do território de Bertioga, representa mais de 50% da arrecadação do IPTU, sendo o maior contribuinte da cidade. O bairro é responsável por parcela bastante expressiva da sustentabilidade econômica do município.

Na área social, o empreendimento mantém vários projetos, dentre eles o Programa Clorofila de Educação Ambiental, que atende mais de 25 escolas, e a Fundação 10 de Agosto, que leva cultura e educação a milhares de jovens e crianças de Bertioga. Ambos os programas estão em atividades há mais de 27 anos.


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar