Rampa de acesso da travessia de balsas entre Santos e Guarujá volta a operar após reforma de R$ 3,5 milhões | Santos e Região

Uma rampa de acesso à balsa entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, foi entregue na manhã desta terça-feira (19). A estrutura que fica no lado de Santos foi reformada em 45 dias por R$ 3,5 milhões, segundo a Secretaria de Logística e Transportes.

De acordo com o Departamento Hidroviário (DH), agora a travessia de balsas passa a contar com mais uma rampa de embarque e desembarque de veículos, bicicletas, motos e pedestres.

A estrutura reformada é chamada de gaveta Sul e composta por uma ponte com 17,2 m de comprimento e 10 m de largura. Ela é feita em aço carbono, que é próprio para áreas marítimas.

Além da ponte, também passaram por melhorias os sistemas elétrico e hidráulico de pistões da rampa, paramentos de concreto [onde a balsa encosta no embarque e desembarque] e defensas de borracha [que protegem a estrutura de impactos].

“Estamos trabalhando para prestar o melhor serviço ao usuário e oferecer menor tempo de espera, com maior segurança para motoristas, pedestres e ciclistas”, disse o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, em nota.

Segundo o DH, os trabalhos de recuperação da gaveta norte, também do lado de Santos, serão iniciados na próxima quinta-feira (21). O prazo para conclusão da reforma também foi estipulado em 45 dias.

Por meio de nota, o diretor geral do DH, José Reis, afirmou que as obras fazem parte do programa de modernização executado nas oito travessias litorâneas do Estado de São Paulo, que também inclui a reforma de flutuantes e embarcações.

“Nossos investimentos estão garantindo uma melhora na qualidade de todo o serviço, com mais conforto e segurança a todos”, disse.

Ainda de acordo com o departamento, o Volume Diário Médio (VDM) da travessia entre Santos e Guarujá foi superior a 31,5 mil pessoas em maio deste ano, sendo que 13,7 mil estavam em carros; 8,9 mil em motos; 8,5 mil em bicicletas e 240 eram pedestres.

Rampa de acesso à travessia de balsas entre Santos e Guarujá foi entregue após reforma, na manhã desta terça-feira (19), em Santos — Foto: Alexsander Ferraz/Jornal A Tribuna

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar