Queda de soja em linha férrea provoca mau cheiro, aparição de ratos e até ameaça de morte no litoral de SP: ‘desumano’ | Santos e Região

Uma carga de soja, que caiu um de trem na noite desta terça-feira (19), ficou espalhada pela linha férrea em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo as pessoas que moram no Sítio Acaraú, a situação é frequente. Além do material no meio dos trilhos, eles relatam que a soja causa mau cheiro, provoca a aparição de ratos e dizem que são ameaçados pelos seguranças da via. A Rumo, que administra a ferrovia, informou ao g1 que uma equipe foi ao local realizar a limpeza.

O vazamento de carga de uma composição ocorreu nesta terça-feira, por volta das 22h. Em imagens enviadas por moradores, é possível ver uma grande quantidade de grãos entre a linha férrea, na Estrada do Paratinga. Os registros foram feitos na madrugada desta quarta-feira (20), mas conforme relatado pelo aposentado Edson de Souza, essa situação é constante.

“Agora está acontecendo com frequência, está muito ruim conviver com o mau cheiro e ratos. As crianças não estão estudando porque o mau cheiro impregna na roupa, é muito difícil”, disse.

Ameaça de morte, mal cheiro e ratos perturbam moradores de São Vicente após queda de carga na linha férrea; ‘desumano’ — Foto: Divulgação

O marceneiro Felipe Neto relatou a situação sofrida pelo filho de cinco anos. “Podridão, tá dando rato em casa. Tá uma sujeira que só aqui. As crianças vão pra escola e passam nessa soja podre. Chegam na escola, as outras crianças ficam ‘zuando’ meu filho por causa do cheiro. Meu filho não tá nem querendo ir pra escola, isso fica chato para um pai”, confessou.

Manoel de Brito, conhecido na região como ‘Véio’, também falou sobre o mau cheiro exalado pela carga espalhada na linha férrea. “Tá tudo fedendo e não deixam os moradores limparem. Outra vez, liberaram para os moradores limparem e, agora, tem bastante soja derramada e não deixam ninguém pegar”, contou.

O aposentado Edson afirmou que a situação vivida pelos moradores é ignorada pela empresa. “Não é só desumano, mas um descanso por conta da empresa, por achar que quem mora aqui é bicho só porque é zona rural. Tem criança no local, idoso e até pessoa enferma”, desabafou.

Ameaça de morte, mal cheiro e ratos perturbam moradores de São Vicente após queda de carga na linha férrea; ‘desumano’ — Foto: Divulgação

Além dos transtornos causados pela carga derramada na linha, os moradores dizem que não se sentem seguros no local. Eles reclamam do comportamento dos funcionários que trabalham na segurança da via e impedem a limpeza da linha férrea.

“Estamos sofrendo além do vandalismo, a opressão dos seguranças com ameaças aos moradores e até ameaças de morte, achando que os moradores são coniventes com o vandalismo”, afirmou Edson. “Pessoas estão sendo prejudicadas e os policiais [seguranças] ainda ameaçam os moradores com arma na cintura”, disse Manoel.

Edson explica que os agentes são prestadores de serviço. “Acredito que não são seguranças da empresa. Segundo eles, prestam serviço alegando serem policiais armados e dando tiro nos moradores. Detalhe que eles se apresentam como polícia, mas não nos mostram a funcional”.

Ameaça de morte, mal cheiro e ratos perturbam moradores de São Vicente após queda de carga na linha férrea; ‘desumano’ — Foto: Divulgação

A concessionária informou em nota ao g1, que houve um vazamento de carga de uma composição nesta terça-feira (19), por volta das 22h. De acordo com a Rumo, as causas ainda estão sendo apuradas. A empresa afirma que acionou imediatamente uma equipe para a retirada da carga e limpeza do local.

Sobre as declarações de ameaças, a concessionária declarou que irá apurar internamente. Segundo a Companhia, há equipes de vigilância que fazem fiscalizações nas áreas sob responsabilidade da Rumo. A empresa esclareceu também que estes funcionários não têm poder de polícia e acrescentou que tem um canal aberto para que a comunidade denuncie qualquer situação por meio do telefone 0800 701 2255.

Ameaça de morte, mal cheiro e ratos perturbam moradores de São Vicente após queda de carga na linha férrea; ‘desumano’ — Foto: Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar