Procon tenta reunião com empresas de cruzeiros para garantir direitos de quem teve viagem cancelada | Porto Mar

A informação é do coordenador do órgão, Ronaldo Ferreira Silva, que acompanha o desenrolar da situação dos cruzeiros que tiveram suas viagens interrompidas com passageiros já a bordo, e também as canceladas enquanto milhares de passageiros aguardavam no terminal.

A reunião, de acordo com o coordenador, será para esclarecer as condições e prazos de devolução das despesas ou créditos para viagens futuras. Mesmo assim, ele esclarece que entende que a retomada ainda está pendente, aguardando a deliberação do tema pelos ministérios da Saúde, Turismo, Justiça, Infraestrutura e Casa Civil.

Advogado diz que passageiros de cruzeiros suspensos podem pedir ressarcimento de prejuízos

Advogado diz que passageiros de cruzeiros suspensos podem pedir ressarcimento de prejuízos

Ronaldo explica que os passageiros devem procurar, primeiro, as companhias responsáveis, para tentar reaver os gastos com os cruzeiros suspensos ou cancelados. Caso não consigam retorno das companhias, devem acionar o Procon, para garantir seus direitos como consumidores. Reclamações e dúvidas podem ser enviadas ao e-mail procon@santos.sp.gov.br.

A Costa Cruzeiros afirma que informou aos agentes de viagens e hóspedes dos dois navios da empresa no Brasil que foram afetados pelo cancelamento, e que oferece a opção de transformar o valor pago em voucher de crédito a ser utilizado este ano para embarques até 30 de junho de 2023.

Segundo a Costa Cruzeiros, também será oferecida aos hóspedes a alternativa de reembolsar o valor pago pelo cruzeiro. Os termos devem ser verificados com a empresa e o agente de viagens.

Milhares de passageiros aguardaram durante todo o domingo para saber se poderiam embarcar em navio — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna

A MSC informou que oferece aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até 31 de dezembro de 2022, e adicionalmente, um crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou ainda o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro.

A MSC informou que também será realizado o reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.), e que dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico, para que retornem para as suas casas.

Milhares de passageiros aguardaram durante todo o domingo para saber se poderiam embarcar em navio — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna

A temporada de cruzeiros foi suspensa voluntariamente pela Clia Brasil na segunda-feira (3), após casos de Covid serem confirmados a bordo e dois navios entrarem em quarentena. A previsão é que a temporada retorne em 21 de janeiro.

A Anvisa já havia divulgado uma recomendação pelo imediato cancelamento das viagens de cruzeiro nesta temporada, alegando “urgência” e apontando “risco à saúde pública”. O Ministério da Saúde, por sua vez, divulgou que avaliaria as medidas cabíveis.

Segundo a Anvisa, há atualmente cinco navios de cruzeiro operando em águas brasileiras.

O Costa Diadema teve a operação interrompida no dia 30 de dezembro. A embarcação chegou ao Porto de Santos para o desembarque dos passageiros e tripulantes a bordo. A companhia marítima Costa Crociere anunciou o cancelamento das próximas duas saídas do navio, que entrou em quarentena.

Costa Diadema está em quarentena no Porto de Santos, SP — Foto: Luciana Moledas/g1

O navio MSC Preziosa atracou na manhã de domingo no Porto do Rio de Janeiro. O desembarque dos passageiros foi iniciado após avaliação das autoridades de saúde da situação epidemiológica a bordo. A embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico. O desembarque dos passageiros acontece nesta quarta (5), no Rio de Janeiro.

O Costa Fascinosa está navegando e não realizará novos embarques. A embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico. O MSC Seaside segue operando, também no terceiro nível. A previsão é que a embarcação chegue ao Porto de Santos para o desembarque dos passageiros nesta quinta (6).

Multidão, pouca informação e briga por comida: como foram as horas de espera por cruzeiro

Multidão, pouca informação e briga por comida: como foram as horas de espera por cruzeiro

No domingo, passageiros que aguardavam para embarcar no MSC Splendida, em Santos, foram informados que o navio não seguiria viagem, após aguardarem no terminal de embarque durante todo o dia. Apesar do anúncio aos passageiros ter sido feito apenas durante a noite, a Anvisa informou que a embarcação já havia sido notifica no sábado (1º) sobre o impedimento do embarque.

O MSC Splendida já havia tido sua operação interrompida no último dia 30, com passageiros isolados em suas cabines. O cenário epidemiológico do navio foi alterado para nível 4 no domingo, que implica em quarentena para a embarcação.

Viagem interrompida: embarques em navio atracado em Santos estão suspensos

Viagem interrompida: embarques em navio atracado em Santos estão suspensos

VÍDEOS: As notícias mais vistas do g1


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar