Policlínicas de Santos orientam e medem pressão de munícipes nesta terça-feira | Mais Saúde

No Dia Mundial da Hipertensão, nesta terça-feira (17), as policlínicas Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes s/n°), Gonzaga (Rua Assis Corrêa, 17) e Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607) atenderão qualquer munícipe interessado em conferir como está a pressão arterial. O atendimento será realizado das 8h às 17h.

No local, os munícipes serão orientados a como prevenir a doença e, no caso de detecção da pressão alta, receberão informações sobre os cuidados para evitar complicações.

A pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, como, por exemplo, AVC e infarto, além de doença renal crônica. A estimativa é de que 30% da população mundial seja hipertensa.

As doenças cardiovasculares são a segunda principal causa de óbitos no Brasil e a primeira em Santos até 2020, quando começou a pandemia de covid-19.

Em nota, o secretário de Saúde, Adriano Catapreta, afirma que, por vezes, a hipertensão não apresenta sintomas e, mesmo assim, é perigosa. Segundo ele, há pessoas que herdam esta condição, mas há outras que podem vir a desenvolvê-la a partir de hábitos cotidianos como fumar, beber, não realizar atividades físicas, consumir alimentos com muito sódio e manter uma rotina estressante.

Em Santos, pacientes com hipertensão atendidos nas policlínicas fazem parte do programa Hiperdia, por meio do qual são acompanhados regularmente em consultas médicas e participam de atividades coletivas.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar