Passageiros embarcam para nova viagem no MSC Splendida após surto de Covid no cruzeiro de Réveillon | Porto Mar

O MSC Splendida está atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e começa uma nova viagem neste domingo (2), mesmo após o surto de casos de Covid-19 a bordo, o que fez com que a Anvisa interrompesse a viagem de cruzeiro de Réveillon. O embarque começou durante a manhã deste domnigo, no Terminal Marítimo de Passageiros de Santos, o Concais, e a embarcação deve sair do cais santista no início da noite.

De acordo com a Anvisa, 51 tripulantes e 27 passageiros testaram positivo para Covid-19 dentro do MSC Splendida na última viagem, que começou no dia 26 de dezembro em Santos e duraria 7 dias. Os passageiros foram impedidos de descer do navio em Balneário Camboriú devido aos casos de Covid-19 e o navio, que faria uma escala no Rio de Janeiro para o Réveillon, mas retornou a Santos na quinta (30). Todas as 132 pessoas, entre casos positivos e contactantes, foram desembarcadas.

A Anvisa determinou a atracação do MSC Splendida para fins de investigação epidemiológica e a interrupção das operações. Além disso, a Anvisa recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro. As cinco embarcações que operam nesta temporada estão com casos de Covid-19. O Ministério disse que avaliará as medidas cabíveis em conjunto com os ministérios relacionados ao tema.

MSC Splendida está atracado no Porto de Santos — Foto: Adriana Cutino/g1

O restante dos passageiros do MSC Splendida saiu do navio nesta sexta (31) e sábado (1). A Anvisa informou que eles iriam passar por testes de Covid-19 antes de desembarcar e que a operação de desembarque deveria ser organizada pela empresa. A MSC Cruzeiros disse que os hóspedes desembarcariam de forma escalonada, que seriam testados e que daria suporte aos hóspedes.

Porém, após o desembarque, os passageiros reclamaram do atendimento da companhia. “Simplesmente fomos deixados na rua. Somos obrigados a descer, por ordem não sei se da Anvisa ou da MSC. Mas, ninguém teve nenhum cuidado com os passageiros”, disse Ricardo Queiroz, gerente de TI.

Passageiros embarcam para nova viagem no MSC Splendida após surto de Covid no cruzeiro de Réveillon — Foto: Adriana Cutino/g1

Na manhã deste domingo, por volta das 9h, passageiros começaram a embarcar no MSC Splendida para dar início a uma nova viagem. A fila de viajantes pôde ser vista do lado de fora do Terminal Marítimo de Passageiros de Santos, o Concais, em Santos.

A previsão é que o navio deixe o Porto de Santos por volta das 20h deste domingo. Ele seguirá para Porto Belo, Balneário Camboriu, Ilhabela, Cabo Frio e retorna para Santos no domingo (8).

Segundo a MSC, apesar da recomendação da Anvisa e dos casos de Covid-19 a bordo do navio, os itinerários do Splendida e de todos os navios da companhia na temporada foram mantidos.

O procedimento de embarque foi reformulado com horários de chegada no porto pré-definidos e escalonados para gerenciar o fluxo de hóspedes e toda a tripulação possui o ciclo vacinal completo e é testada semanalmente, além de 10% da equipe ser testada diariamente.

Ainda de acordo com a companhia, no momento do embarque, todos os hóspedes com 12 anos ou mais precisam apresentar comprovante de vacinação completa contra a Covid-19. Além disso, todos os hóspedes a partir de 2 anos precisam apresentar teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas ou teste de antígeno feito até 24 horas antes do embarque, bem como um questionário de saúde preenchido dentro das 6 horas anteriores ao início da viagem.

No Brasil, os navios operam com a capacidade reduzida de 75% de ocupação, e durante a viagem, o distanciamento social entre grupos de viajantes e o uso de máscaras faciais em áreas públicas são obrigatórios. Espaços e ambientes públicos internos como, por exemplo, teatro, lounges, restaurantes, kids clubs também funcionam com capacidade reduzida.

MSC Splendida com Réveillon previsto no RJ retornou às pressas para o Porto de Santos após surto de Covid-19 — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna

Viagem anterior com Covid-19

Antes do roteiro de Réveillon, o MSC Splendida realizou uma viagem, que também partiu do Porto de Santos e chegou no dia 26 de dezembro no cais santista. A MSC disse que foram identificados casos positivos entre hóspedes e tripulantes antes da chegada do navio no dia 26 de dezembro, em Santos. Houve 15 casos positivos entre os hóspedes e cinco tripulantes também testaram positivo.

Segundo a MSC, imediatamente todos os 20 casos foram isolados em uma seção dedicada e separada do navio, longe de todas as operações de hóspedes e em cabines com varanda. Assim que o navio atracou em Santos, todos que estavam isolados, hóspedes e tripulação, desembarcaram do navio como parte do protocolo para quarentena em terra.

Ainda de acordo com a operadora, todos os casos eram assintomáticos e estavam com o ciclo de vacinação completa. Após o desembarque, o MSC Splendida passou por protocolo de desinfecção e posteriormente, foi autorizado a seguir viagem, partindo de Santos com destino a Porto Belo, conforme previsto.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar