Pantheon dos Andradas em Santos passará por restauração que deve começar neste mês | Santos e Região

O Pantheon dos Andradas, monumento em homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva, localizado no Centro de Santos, no litoral de São Paulo, passará por uma restauração. Ele se integrará à Praça Barão do Rio Branco, que ganhará uma estátua instagramável da figura do mais ilustre dos santistas. A obra deve começar neste mês, segundo a Prefeitura de Santos.

O projeto de restauro do monumento em homenagem a José Bonifácio foi elaborado pelo arquiteto Ney Caldatto, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). A obra tem valor estimado em R$ 1,5 milhão e deverá ficar pronta até o Bicentenário da Independência. Ela faz parte de um conjunto de obras, ações e festividades marcadas para setembro e são definidas pela Comissão do Bicentenário.

A obra inclui a reconstituição de partes de alto-relevo em gesso e placas de mármore, limpeza e polimento das paredes e do piso em mármore. Também inclui a recuperação do telhado, com impermeabilização. Sob as telhas originais, de barro, será colocada uma subcobertura com telha metálica, para proteção contra infiltrações. Os serviços envolvem ainda uma iluminação cênica.

Projeto do novo monumento que se integrará à Praça Barão do Rio Branco, no Centro de Santos — Foto: Prefeitura de Santos

Segundo a Siedi, a intervenção é muito delicada e exige uma mão de obra qualificada porque se pretendem corrigir problemas decorrentes da deterioração, além de se tratarem de estruturas antigas.

A obra será custeada pela empresa Santos Brasil, que se responsabilizará também pela aquisição da escultura em bronze do Patriarca, em tamanho real e instagramável, que ficará na Praça Barão do Rio Branco. O custeio corresponde a medidas compensatórias pelo funcionamento de um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) da empresa, no bairro Alemoa, na marginal sul da Anchieta.

O Pantheon dos Andradas foi inaugurado em 7 de setembro de 1923, um ano após o centenário da Independência do Brasil. Ele ocupa o espaço da antiga portaria do Convento do Carmo e conta com monumento projetado pelo escultor Rodolfo Bernardelli, feito na Itália.

Fachada do Pantheon dos Andradas, no Centro de Santos — Foto: Prefeitura de Santos

VÍDEOS: “Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias”

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar