Pai faz parto do filho às pressas dentro de carro a caminho da maternidade: ‘da forma menos esperada’ | Mais Saúde

Uma mãe teve um parto às pressas dentro do carro em Santos, no litoral de São Paulo. Lílian Luciana de Souza, de 36 anos, deu à luz ao pequeno Eduardo de Souza Almeida. O pai do bebê, Leonardo dos Santos Almeida, de 40 anos, dirigia preocupado por conta do trânsito, mas a pressa do menino foi maior que a do pai e ele nasceu a caminho da maternidade.

A bolsa amniótica estourou às 6h50 da última quinta-feira (28), quando a correria começou. O casal saiu de Praia Grande, onde mora, com destino a uma maternidade em Santos, por volta das 7h30. O trânsito estava intenso e Lílian avisou o esposo que o bebê iria nascer.

Líliane deu à luz dentro do carro em Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Diante da situação, Almeida ligou para o número de emergência da Polícia Militar (PM) e solicitou uma viatura para abrir passagem para ele na entrada de Santos. Depois disso, ele olhou para a grávida e percebeu que Lílian estava dando à luz. Imediatamente, o pai do bebê virou à direita, na Rua Maria Neusa Cunha, e estacionou o veículo.

“Quando olhei para o lado, vi o cabelo do neném. A primeira coisa que fiz foi entrar na primeira rua que tinha e parar o carro. Parei, e o neném estava saindo mais. Ajudei a tirar e dei para minha esposa segurá-lo no colo”

Um pedestre percebeu o desespero do pai e informou que a poucos metros havia a Unidade de Saúde da Família (USF) do Valongo. Almeida correu até a recepção da USF e pediu ajuda.

Os profissionais foram imediatamente até o carro onde Lílian estava e comprovaram que Eduardo já havia nascido. “Eles [os profissionais de saúde] vieram e ajudaram cobrindo e medindo a pressão dele e da minha esposa. Depois, chamaram o SAMU [Serviço de Atendimento Médico de Urgência]”.

Mulher dá à luz dentro de carro e é atendida as pressas por equipe de saúde, em Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

De acordo com a Prefeitura de Santos, o bebê recebeu os primeiros atendimentos de enfermeiros e técnicos de enfermagem. “A primeira providência foi verificar os sinais vitais do recém-nascido e as condições da mãe, que tinha perdido sangue”, informou a prefeitura, em nota.

Com as respostas positivas aos primeiros exames e testes, a equipe do SAMU cortou o cordão umbilical e encaminhou o bebê e a mãe para uma maternidade. Ao g1, o pai do pequeno Eduardo diz que sentiu uma mistura de emoções, mas está feliz pois todos estão bem. “O momento mais esperado da forma menos esperada”, brincou.

Leonardo segura o filho no colo a caminho da maternidade — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar