‘Ouvi trincando’, diz moradora que quase teve casa atingida por deslizamento em Guarujá, SP | Santos e Região

Três casas foram interditadas previamente e uma parcialmente na Barreira do João Guarda, em Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (20), após um deslizamento de terra. Uma das moradoras quase teve a casa atingida por rochas e terra, e agora vive com medo de novos incidentes no local. O deslizamento aconteceu no mesmo morro onde morreram sete pessoas em março de 2020.

Segundo a Defesa Civil de Guarujá, o escorregamento de grau médio aconteceu no fim da Rua Uruguay, por volta da 0h10 desta quarta-feira. Uma grande porção de terra deslizou próximo à rua e chegou a invadir parte do quintal de um imóvel.

Pedras e rochas rolaram do morro e quase atingiram a casa de Maria Aparecida de Souza, em Guarujá — Foto: Reprodução/TV Tribuna

Pedras e rochas rolaram do morro e quase atingiram a residência da dona de casa Maria Aparecida de Souza. Ela mora no local há três anos. “Eu acordei de madrugada, não sei dizer a hora. Cheguei na minha porta da cozinha e fiquei. Eu ouvi trincando, trincou. Eu tenho certeza que eu ouvi”, contou.

Equipes da Defesa Civil foram ao local e realizaram vistorias na manhã desta quarta-feira. Segundo o assessor técnico da Defesa Civil, Jozzefer de Abreu, houve um acumulado pluviométrico extremo.

“Em 72 horas, a Defesa Civil de Guarujá registrou um acumulado de 120 mm. Foi um escorregamento de médio porte, deflagrado atrás de uma residência. Não houve danos materiais ou vítimas. A moradora ficou ciente do aumento da configuração do risco no local. Foi oferecido abrigo da prefeitura, porém, negado pela mesma”, disse.

Abreu ainda reiterou que as equipes orientaram a moradora a não ficar na residência, devido às condições da moradia e à suscetibilidade de novos deslizamentos. De acordo com ele, a região da Barreira do João Guarda é considerada uma área de risco geológico, por conta de ocupações no local.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar