Operação Verão Integrada: 150 drones monitoram o litoral paulista

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Pela primeira vez na história, a polícia conta com a ajuda de 150 drones para monitorar a orla no litoral do estado. A ação faz parte da Operação Verão Integrada, lançada no sábado (20) pelo Governo de São Paulo para reforçar a segurança, saúde, mobilidade e proteção ambiental durante o período de maior fluxo de turistas.

De acordo com o coordenador operacional da Polícia Militar de São Paulo, coronel Carlos Henrique Lucena, a tecnologia está sendo usada para ajudar a monitorar 16 cidades do Litoral Sul e Norte.

“Os drones fazem parte de uma estratégia de maximizar a presença das forças de segurança e também de captação de imagens, tornando-se mais uma interface do programa Muralha Paulista, que no litoral conta com 1,7 mil câmeras de monitoramento”, disse.

Os equipamentos são usados, segundo o coronel Lucena, em áreas já mapeadas dentro de estudos de indicadores criminais feitos pela polícia e também de maior concentração de população para prevenir crimes e garantir a tranquilidade dos moradores e turistas durante a temporada.

Com essas imagens, a polícia tem a possibilidade de cruzar dados com ferramentas de Inteligência Artificial, de reconhecimento facial e leitura de placas. Desse modo, aumentando as chances de reconhecimento e prisão dos criminosos.

Muralha Paulista

Desse modo, o Muralha Paulista é um programa do Governo de São Paulo com objetivo de controlar a mobilidade criminal. Além de aumentar a eficácia das ações policiais por meio da integração de tecnologias de monitoramento e inteligência.

Sendo assim, a estratégia do programa é baseada na utilização de ferramentas como leitura automática de placas de veículos, reconhecimento facial e monitoramento em tempo real. Dessa maneira, com o apoio de milhares de câmeras espalhadas por todo o estado.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.




Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar