Nuvem rolo com aparência de ‘tsunami’ chama a atenção de banhistas no litoral de SP; VÍDEO | Santos e Região

Uma grande nuvem em formato cilíndrico cobriu o céu de Santos, no litoral de São Paulo, e surpreendeu os banhistas. O g1 conversou com uma especialista que explicou que trata-se de uma nuvem rolo. O evento meteorológico tem relação com a frente fria que se aproxima do litoral. Após a grande nuvem, uma forte ventania atingiu a região (veja vídeo acima).

Segundo a meteorologista Heloisa Pereira, os ventos que sopram em direções contrárias dão o formato de rolo às nuvens. Ela afirma que essas ocorrências são raras no Brasil e, quando ocorrem, a maioria é no litoral sul e sudeste. A especialista ressalta que o fenômeno tem relação com a aproximação da frente fria.

Fenômeno raro conhecido como nuvem rolo apareceu neste domingo (28) no céu da Baixada Santista — Foto: Matheus Croce/g1 Santos

“Elas [as nuvens rolo] costumam aparecer quando há o encontro de massas de ar com temperatura e umidade bem diferentes, e são formadas por ventos em direções contrárias, com temperaturas, umidade e altitudes específicas”, explicou.

Além do fenômeno raro, os moradores da região também foram surpreendidos com fortes ventos, que dissiparam a grande nuvem. Vídeos gravados no início da ventania mostram banhistas fechando os guarda-sóis, além de árvores balançando bastante.

Nuvem rolo cobriu o céu na praia de Santos durante a manhã deste domingo (28) — Foto: Matheus Croce/g1 Santos

A passagem de uma frente fria pela Baixada Santista pode ocasionar rajadas de vento superiores a 70 km/h, conforme alerta emitido pela Marinha do Brasil. A previsão é que o tempo permaneça instável até segunda-feira (29), com temperaturas entre 28ºC e 14ºC.

A partir deste domingo (28) também está prevista a elevação da maré, que coloca a região em estado de atenção para ressacas. Segundo a Defesa Civil de Santos, estão previstas pancadas de chuva de intensidade moderada.

Nuvem rolo chamou a atenção de banhistas em Santos — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar