Novo píer da travessia de balsas entre Santos e Guarujá é entregue após ser danificado por navio desgovernado | Santos e Região

Um novo píer e uma nova rampa de acesso à balsa entre Santos e Guarujá, no litoral paulista, foram entregues na manhã desta quarta-feira (13). Em junho de 2021, um navio cargueiro colidiu no píer, que após o acidente, passou por modernização. As obras eram realizadas desde setembro, com investimentos do governo estadual e da empresa responsável pelo navio que bateu no atracadouro.

As entregas aconteceram em Guarujá e fazem parte do programa do governo estadual para modernização e recuperação. Segundo informado em nota pela secretaria de Logística e Transportes, o novo atracadouro vai proporcionar melhorias na logística operacional e no acesso à embarcação pelos motoristas, motociclistas e pedestres.

Governo Estadual afirma que o novo atracadouro vai proporcionar melhorias na logística operacional e no acesso à embarcação — Foto: Divulgação Governo do Estado

A prefeitura de Guarujá afirmou que a reabertura da gaveta de atracação contribuirá para a fluidez na mobilidade urbana da cidade. “Durante o período de interdição, a administração municipal empenhou todos os esforços para organizar a fila da balsa ao longo da Avenida Adhemar de Barros. Agora, espera que esses transtornos diários sejam sensivelmente minimizados”, declarou a prefeitura, em nota.

A modernização do píer foi custeada pela empresa do navio de carga de bandeira dinamarquesa que colidiu e destruiu um terminal de passageiros, em junho de 2021. Para a reforma da rampa de acesso, o governo do estado investiu R$ 9,7 milhões.

Entrega da nova rampa de acesso à balsa entre Santos e Guarujá e do novo píer de atracação aconteceu nesta quarta-feira (13) — Foto: Divulgação Governo do Estado

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto e o diretor-geral do Departamento Hidroviário (DH), José Reis, estiveram na cerimônia.

“As entregas reforçam o compromisso do Governo de São Paulo com os usuários das travessias litorâneas. O objetivo é trabalhar pela segurança, conforto e agilidade dos passageiros. Queremos melhorar cada vez mais o serviço prestado e reduzir a espera nas balsas. Isso também significa mais qualidade de vida para a população”, afirmou, em nota, o secretário João Octaviano Machado Neto.

As obras eram executadas desde setembro de 2021. Em dezembro do mesmo ano, o DH entregou o atracadouro misto da travessia, para embarque e desembarque de pedestres, bicicletas e veículos, com investimento de R$ 1,9 milhão. No mesmo mês, entrou em operação, totalmente reformada, a balsa FB-24 com capacidade para 62 carros e 248 pedestres.

Vídeo mostra navio colidindo e destruindo píer de travessia de balsas em Guarujá

Vídeo mostra navio colidindo e destruindo píer de travessia de balsas em Guarujá

Um navio cargueiro supostamente desgovernado atingiu o píer de atracação da balsa entre Santos e Guarujá, no dia 22 de junho de 2021. Com a batida, três estruturas foram danificadas, sendo elas: uma gaveta de atracação de veículos, uma balsa comprometida e o píer de acesso de pedestres e ciclistas à balsa. A travessia ficou paralisada por aproximadamente 1h20. Ninguém ficou ferido.

Píer ficou destruído em Guarujá, SP — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar