Nevoeiro severo, causado por choque entre ar úmido e baixas temperaturas, fecha o Porto de Santos e deve continuar; VÍDEO | Santos e Região

Um choque entre o ar úmido e baixas temperaturas causou um nevoeiro denso, na manhã desta terça-feira (5), nas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo (veja o vídeo acima). Segundo o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, há chances da neblina continuar ‘dando as caras’ ao longo desta semana.

Moradores que acordaram bem cedo ou caminhavam durante a madrugada pelas ruas de Santos puderam notar o denso nevoeiro, que dificultou também a visibilidade dos motoristas. Já no mar, a Autoridade Portuária (SPA) precisou fechar o canal do Porto de Santos das 2h30 às 06h50.

Ao g1, o especialista Franco Cassol para ocorrer esse fenômeno meteorológico há condições específicas. Dentre elas, estão a umidade oceânica típica da região do litoral, a estabilidade do tempo, que deixa o céu limpo, e o inverno. “Isso leva a um grande declínio da temperatura especialmente durante a noite”, afirma.

Segundo ele, esse ar úmido, porém mais frio no fim da madrugada e início da manhã, pode saturar e gerar uma nuvem. Se ocorrer junto ao solo é chamado de nevoeiro ou neblina. De acordo com Cassol, o horário preferencial da ocorrência de neblina é nas primeiras horas do dia, se dissipando depois, assim como a que ocorreu na manhã desta terça-feira.

Ainda segundo ele, o fenômeno deve ocorrer ao longo de toda essa semana. “Essas condições estão presentes nessa semana e em algumas noites têm chances de ocorrer também”.

Choque entre umidade e baixas temperaturas causa nevoeiro severo, que deve continuar ao longo da semana na Baixada Santista, SP. — Foto: Matheus Croce/ g1

Choque entre umidade e baixas temperaturas causa nevoeiro severo, que deve continuar ao longo da semana na Baixada Santista, SP. — Foto: Carolina Faccioli/ g1

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar