Mutirão contra Aedes aegypti elimina quase 50 focos de larvas do mosquito em bairro de Santos, SP | Santos e Região

O 22º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti em Santos, no litoral de São Paulo, eliminou 46 focos de larvas do mosquito no bairro Vila Mathias, em trabalho realizado nesta quarta-feira (27). Segundo a prefeitura, o objetivo é prevenir doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

A administração municipal acrescenta que 62 agentes de combate às endemias da Seção de Controle de Vetores (Secove) realizaram a vistoria em 2.288 imóveis do citado bairro, em busca de larvas e pontos com potenciais criadouros.

Os agentes, ainda de acordo com o município, encontraram focos em sucatas, ralos internos e externos, baldes, lona, vasos de planta e sanitário e pratinho de planta. Em contato com os moradores, os profissionais também deram instruções sobre maneiras de prevenir a proliferação do mosquito.

Segundo a prefeitura, 62 agentes de combate às endemias da Secove realizaram a vistoria em 2.288 imóveis do bairro — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O trabalho foi realizado em conjunto com agentes da Terracom, que retiraram materiais inservíveis nos mutirões. A Prefeitura de Santos aponta ainda que a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) participou das atividades com a abordagem de munícipes e distribuição de material informativo.

“Há uma grande recusa de moradores, tanto pelo receio de não conhecer a equipe como por medo de receber alguma penalidade. Mas a nossa ação não é punitiva e os agentes sempre estão devidamente identificados com crachá e uniforme. O trabalho dos mutirões é de orientação para controlar e evitar o surgimento das arboviroses na cidade”, relatou a chefe da Secove, Leticia Preti Schleder, em conteúdo publicado pelo município.

A prefeitura alega que, em 2022, a cidade registrou 135 casos de dengue e 130 de chikungunya. Nos 22 mutirões realizados neste ano, foram eliminados 1.328 focos com larvas de mosquito.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar