Menino carateca de SP com doença rara inspirou Hamilton no GP de São Paulo: ‘Se sentiu ganhando ali’ | Santos e Região

A determinação do pequeno carateca Miguel Santos Peres, de 10 anos, serviu de inspiração para a vitória épica de Lewis Hamilton no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, realizado no último domingo (14). Pouco antes da corrida, o heptacampeão mundial publicou nas redes sociais uma foto do menino, usando um cateter de oxigênio durante uma competição, com a frase “quando você absolutamente se recusa a desistir”. A foto viralizou e pegou a família de surpresa.

A foto, compartilhada nos stories do atleta para mais de 25 milhões de seguidores, é do menino morador do bairro Caruara, na Área Continental de Santos, no litoral de São Paulo. Além do tatame, Miguel trava uma luta diária para continuar a respirar. Desde os 6 meses de vida, ele apresenta os sintomas da deficiência de surfactante, uma doença sem cura que pertence a um grupo de enfermidades respiratórias raras. O surfactante é uma proteína que está dentro dos alvéolos, por onde o ar penetra nos pulmões. A falta dela prejudica a respiração.

Lewis Hamilton publicou foto de Miguel como inspiração no dia da corrida — Foto: Reprodução/Redes sociais

Durante quatro anos, a família buscou um diagnóstico, para então poder iniciar um tratamento que fosse efetivo. Durante esse período, Miguel ficou internado por um ano, e chegou a ficar em coma induzido por quatro meses. Ele ainda teve desnutrição e foi desenganado pelos médicos, que diziam que ele não teria muito tempo de vida.

“Ainda hoje, para ele, perdura aquela coisa do diagnóstico desenganado. Mas em mim e no Júnior, tem aquela coisa de que ninguém tem uma data limite para ir embora”, explica a mãe, Samara Santos.

Com um direcionamento para o tratamento, a criança começou a se desenvolver, e trocou os hospitais pelo uso de oxigênio domiciliar, o que trouxe maior mobilidade, permitindo a ele ir para a escola, brincar e praticar exercícios. Foi então que Miguel despertou o interesse pelo caratê, e a cada aula e disputa que participava mostrava superação. “O esporte é a vida dele, ele adora”, explica a mãe, ao contar que, além da arte marcial, o menino ama skate, canoagem e até mesmo Fórmula 1.

Miguel, Júnior e Samara Santos vivem no bairro Caruara, em Santos, SP — Foto: Arquivo pessoal/Samara Santos

O menino também acompanha as corridas, e ficou muito feliz ao saber que Hamilton compartilhou sua foto no último domingo. A publicação foi recebida com surpresa pela família, conforme explica Samara. “Foi um pouco antes da corrida. Ficamos emocionados, porque ele colocou que o Miguel foi a inspiração do dia dele. Mostramos, e ele [Miguel] pirou. Depois aparece ele [Hamilton] com a bandeira do Brasil. O Miguel se sentiu ganhando ali”, afirma.

Lewis Hamilton dedica vitória no GP de São Paulo a Ayrton Senna — Foto: Reprodução/Redes sociais

Samara explica que a mensagem passada na foto é justamente o que o pequeno vive no dia-a-dia. “Ele é uma pessoa assim. Se não der para ir por baixo, ele vai por cima. Se não der, ele pula, agacha, vai e não para. Ele também não se envergonha mediante as limitações. Ele está aprendendo e levando a gente junto com ele. Acho que foi isso que viralizou, essa força dele”, finaliza.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar