Médico explica o que é tetraparesia, condição de ciclista atropelado no litoral de SP; VÍDEO



Antonio Carlos Alves da Silva, de 56 anos, foi atropelado por um carro quando pedalava uma bicicleta em direção à uma padaria em Praia Grande (SP). Antonio Carlos Alves da Silva foi arremessado após ser atingido por carro em Praia Grande (SP)
Reprodução/Arquivo Pessoal
O autônomo Antonio Carlos Alves da Silva, de 56 anos, está tetraparético [quando os quatro membros têm fraqueza anormal] e passará por cirurgia. Ele sofreu uma lesão na coluna cervical após ter sido atropelado por um carro em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ao g1, o médico neurocirurgião João Luis Cabral Junior explicou, nesta terça-feira (17), detalhes sobre o trauma sofrido pela vítima e ressaltou que o procedimento cirúrgico tem o objetivo de ‘fixar’ as vértebras.
Segundo o Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande(SP), o autônomo segue internado após sofrer um “trauma raquimedular”, considerado uma agressão à medula espinhal que pode implicar em danos neurológicos. “Pode englobar ‘só’ lesões ósseas ou também as associadas à uma lesão neurológica, já que a medula passa dentro do canal medular das vértebras, que são os ossos da coluna.
De acordo com o médico, o tratamento vai da analgesia [medicações para aliviar a dor] até imobilizações e cirurgias, a depender do grau da lesão. Cabral disse, ainda, que sequelas podem surgir se a intensidade do trauma for considerada “média ou moderada”.
Tetraparesia
Segundo o neurocirurgião, tetraparesia significa uma “sequela neurológica de dormência e formigamento, além da diminuição e redução da força muscular nos quatro membros”. Cabral destacou que, dependendo do grau, é possível ter cura.
Ciclista é arremessado ao ser atropelado por carro em Praia Grande (SP)
Reprodução
O profissional ressaltou tetraparesia e tetraplegia são diferentes. Enquanto a primeira se caracteriza pela “dormência e formigamento nos quatro membros”, na segunda ocorre a “abolição da força nos membros” [perda de movimentos] Cirurgia
O Hospital Irmã Dulce informou que a vítima será submetida a uma cirurgia chamada “artrodese cervical”, agendada para esta semana. Segundo o neurocirurgião, trata-se de um procedimento realizado para a “fixação da coluna vertebral, tanto no segmento cervical, dorsal ou lombar”.
O médico explicou que tal cirurgia, feita por meio de placas e parafusos, é recomendada quando há “sinal de instabilidade” na coluna. “Muitas vezes, esses traumatismos podem deixar as vértebras ‘soltas’, como se estivessem ‘escorregando'”.
Entenda o caso
Vídeo mostra ciclista sendo atropelado por carro em Praia Grande, SP
O autônomo Antonio Carlos Alves da Silva, de 56 anos, foi atropelado por um carro quando pedalava uma bicicleta em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Uma câmera de monitoramento de um comércio registrou o momento em que o carro atingiu ciclista (veja o vídeo acima).
O acidente aconteceu na Avenida Hermenegildo Pereira de França, no bairro Balneário Esmeralda, no dia 7 de janeiro. Ao g1, a filha do autônomo, Maria Angelita Germano da Silva, de 25 anos, contou que o acidente aconteceu pela manhã, logo após o pai sair de casa com o objetivo de ir até uma padaria no bairro. “Ele saiu de bicicleta para comprar pão, mas nem chegou lá, pois o carro ‘pegou ele’ antes”.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar