Médico explica a transmissão da meningite e os sintomas da doença após casos em escola no litoral de SP | Mais Saúde

O médico explicou quais costumam ser os sintomas da meningite, como se dá a transmissão e a evolução da doença, que, dependendo do agente infeccioso, pode ser viral, bacteriana, fúngica ou por protozoário. De acordo com Focaccia, em Praia Grande, uma das crianças está acometida pelo tipo viral, enquanto a outra pela bacteriana.

Em casos de meningite viral, o médico explica que, nos tipos benignos, não é preciso isolamento. “A maioria dos pacientes têm boa evolução e conseguem se curar. A atenção deve ser redobrada nos casos mais graves, como os que causam encefalite [doença infecciosa que afeta o cérebro]. Mas isso é mais raro”, explica ele.

Roberto Focaccia conta que nos casos em que o paciente for diagnosticado com de meningite bacteriana, a transmissão é geralmente respiratória. “A única meningite bacteriana que exige isolamento é a causada pela bactéria meningococo. Nesse caso a transmissão pode ser feita pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos”, conta ele.

Ainda segundo o médico, “a transmissão acontece somente até as primeiras 24 horas após o início do uso de antibióticos. Nós dois casos, segundo ele, não há risco surto e nem de preocupação de transmissão”.

Confira quais são os sintomas da meningite — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Segundo o médico, a meningite é uma infecção que se instala normalmente quando bactérias ou vírus atacam as meninges [membranas que protegem o encéfalo e medula espinhal]. O diagnóstico se baseia na avaliação clínica do paciente e no exame do líquor, um fluído que envolve e protege o tecido nervoso.

Os principais sintomas da meningite viral são febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, perda de apetite e irritação.

Já as meningites bacterianas o paciente pode ter febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

A Prefeitura de Praia Grande confirmou no sábado (3) que duas crianças, de 2 e 4 anos, foram diagnosticadas com meningite na Escola Municipal Newton de Almeida Castro.

Segundo apurado pelo g1, a escola foi informada pela mãe da primeira criança infectada sobre os sintomas que ela havia apresentado, mas, mesmo assim, as aulas foram mantidas.

Em nota, a administração municipal informou que não existe surto de meningite no município. De acordo com profissionais de vigilância, não há riscos para os alunos e nem necessidade de isolamento do ambiente.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar