Jovens visam área da Saúde ao prestar Enem após admirar a dedicação de profissionais na pandemia: ‘Inspiração’ | Educação

Milhares de estudantes que realizam a prova do Enem, neste domingo (21), procuram uma vaga em faculdades com cursos da área de Saúde. Alguns jovens de Santos, no litoral de São Paulo, contam que se inspiraram nos profissionais que atuaram durante a pandemia para escolher a profissão e se dedicar, como eles, a salvar vidas.

A estudante Lethicia Moraes Nogueira, de 17 anos, estava em frente a um dos maiores locais de prova do Enem de Santos, na manhã deste domingo. Ela irá fazer o teste pela primeira vez e busca uma oportunidade em curso da área da Saúde. A jovem conta que tomou a decisão, principalmente, inspirada na mãe dela, que trabalhou durante a pandemia na UPA de Cubatão.

“Minha mãe trabalha na área da Saúde e foi uma grande inspiração para mim. Ela trabalhou durante toda a pandemia e viu de perto o sofrimento das pessoas. Por isso, eu quero tirar uma boa nota, para realizar meu sonho de ser biomédica ou nutricionista”.

Estudante Lethicia Moraes Nogueira, de 17 anos, vai fazer o Enem pela primeira vez em Santos — Foto: Matheus Croce/g1

Já Cristóvão Martins dos Santos, de 17 anos, diz que pandemia atrapalhou bastante os estudos. Aluno de uma escola pública, ele conta que ficou quase um ano e meio sem aulas. Porém, o estudante afirma que irá se dedicar ao máximo na prova do Enem porque deseja entrar em uma faculdade para atuar na área da Saúde.

“De certa forma, essa pausa, tirou o interesse do jovem estudar. Mas, estou me dedicando bastante porque meu sonho é atuar na área da enfermagem. Ver os técnicos trabalhando na linha de frente, como super-heróis, foi bastante inspirador. Ver esse trabalho deles me deu mais garra para passar nesse teste e também salvar vidas”, falou.

Bruna Duarte, 19 anos, diz que faz o Enem desde o primeiro ano do colegial, por incentivo da mãe. Neste ano, ela está na expectativa para conseguir uma boa nota no exame. A jovem quer garantir uma vaga em uma universidade para realizar o sonho de ser médica, após experiências familiares.

“Eu tive uma vó que teve problemas nos rins, quando era mais nova. Tinha que levar ela pra fazer acompanhamentos. Desde então, fiquei com vontade de entender o que ela tinha e comecei a gostar da área. A minha outra avó passou por erros médicos e quero me dedicar para que o mesmo que aconteceu com ela não se repeta. Elas foram e são minha inspiração para me tornar uma grande profissional”.

Bruna Duarte, 19 anos, quer ser médica e vai prestar o Enem em Santos — Foto: Matheus Croce/g1

Neste primeiro dia de prova serão 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes têm ainda que fazer uma redação.

Vale lembrar que a prova de linguagens vem com 5 questões de inglês e 5 de espanhol. No entanto, o candidato só deve responder àquelas referentes à língua estrangeira que ele escolheu no ato de inscrição e passar para o gabarito somente as alternativas correspondentes.

No domingo (28), os inscritos farão a segunda prova do exame, que conta com questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Também serão 45 questões de cada área, totalizando 90 itens. No segundo dia, por não haver redação, o tempo de exame é 30 minutos mais curto.

Estudantes entram em local de prova do Enem em Santos, no litoral de São Paulo — Foto: Matheus Croce/g1

Na região da Baixada Santista, há 16.228 estudantes inscritos para realizar o formato impresso do exame, sendo 5.017 de Santos, 2.945 de Praia Grande e 2.144 de São Vicente. Outras 2.254 pessoas se inscreveram para fazer o Enem em Guarujá, 1.098 em Cubatão, 914 em Itanhaém, 902 em Peruíbe, 529 em Bertioga e 425 em Mongaguá.

O número de inscritos na Baixada Santista representa uma queda de 49% em comparação a 2020, quando 33,4 mil pessoas se cadastraram para fazer a prova no região.

Estudantes entram em local de prova do Enem em Santos, no litoral de São Paulo — Foto: Matheus Croce/g1

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar