Internautas se unem para reconstruir casa destruída por incêndio e antes e depois impressiona; FOTOS | Santos e Região

Uma postagem e uma campanha nas redes sociais ajudaram uma família de Santos, no litoral de São Paulo, a reconstruir a casa que foi quase toda destruída por um incêndio, causado por um aquecedor elétrico. Sensibilizados com a situação, amigos, familiares e muitos internautas fizeram doações, que possibilitaram que a família pudesse retornar ao lar.

Em entrevista ao g1 nesta quinta-feira (4), a fisioterapeuta Cinthia Lopez, de 41 anos, relatou que o incêndio ocorreu no fim de junho. Ela e os filhos estavam na residência, dormindo, quando o imóvel pegou fogo. Apenas o marido, de 40 anos, não estava no momento, porque havia saído para trabalhar. Agora, cerca de três meses depois, devido à ajuda de muitas pessoas, ela e os familiares puderam retornar para a casa, no bairro Embaré.

“Meu quarto é do lado do quarto dos meus filhos [de 2 e 8 anos]. Porta com porta. E como estava fazendo muito frio nessa época, a gente normalmente colocava um aquecedor elétrico no meio do quartinho deles. A gente sempre desligava, mas nesse dia ficou a noite toda ligado. Era bem antigo, pequeno, mas funcionava normalmente”, diz.

Casa em processo de reconstrução em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo relata, em determinado momento ela foi acordada pelo filho mais velho, que gritava por socorro e a avisou que o imóvel estava pegando fogo. Ela levantou e entrou no quarto dos filhos. O menor estava no berço, chorando, e parte do quarto já estava tomada pelas chamas.

“Eu passei pelo fogo, retirei ele [filho mais novo] do berço e coloquei meus dois filhos perto da porta de saída da casa. Fui tentar tirar as coisas que estavam pegando fogo, mas cada vez tinha mais coisa queimando. Eu vi que não conseguiria apagar, liguei para os bombeiros, mas nesse momento eu não consegui falar com eles. Então, uma equipe da PM que passava viu e falou para sairmos de casa, que eles ligariam”, conta.

A família tem dois gatos, e na hora não conseguiu localizá-los, porém, eles sobreviveram e foram achados pouco depois. Os policiais conseguiram acionar os bombeiros, e a família deixou o imóvel. “Meus filhos, graças a Deus, não tiveram queimaduras, e eu tive umas bem leves nas mãos. Ficamos traumatizados, mas não tivemos nenhum dano físico”, afirma.

Conforme conta, o quarto dos filhos ficou totalmente destruído, e alguns objetos da sala também queimaram. “O resto da casa ficou todo alagado, porque os bombeiros tiveram que entrar para fazer o resfriamento de todo o imóvel. Então, perdi o colchão do meu quarto, porque ficou molhado, perdi sofá, o piso, que era todo de madeira, a parte elétrica, e tive que refazer uma das vigas do quarto”.

Foto mostra antes e depois de casa reconstruída com ajuda de internautas — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Cinthia, alguns móveis não foram perdidos e puderam continuar sendo usados pela família. “Recebemos muitas doações, desde o primeiro momento. Como teve pessoas que filmaram, foi postado em páginas, e as pessoas me procuraram e ajudaram muito. Uma lavandeira entrou em contato com a gente, lavou nossas roupas gratuitamente, e uma amiga fez uma campanha de arrecadação online”, afirma.

De acordo com ela, muitas pessoas compartilharam a ‘vaquinha virtual’ e ajudaram doando dinheiro por lá, ou diretamente em sua conta. Após uma postagem nesta quarta-feira (3), uma loja também a procurou para doar o suporte para os colchões dos filhos, que ainda estão no chão.

“Conseguimos tudo isso graças a Deus e à ajuda de amigos, família e de muitas pessoas que nem nos conhecem, mas se comoveram com nossa história. Graças à solidariedade de tanta gente, hoje estamos na nossa casa de novo, e estamos saindo muito fortalecidos diante de toda essa situação”, comemora.

Família retornou ao lar com ajuda de doações — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: As notícias mais vistas do g1


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar