Instituto Neomama e a idealizadora Gilze Francisco são homenageados em Santos | Santos e Região

Uma homenagem ao trabalho desenvolvido pelo Instituto Neomama e à memória de sua idealizadora, Gilze Maria da Costa Francisco, ocorreu neste domingo (17), na praça em frente ao Aquário de Santos, no litoral de São Paulo. Gilze morreu em maio deste ano por complicações da Covid-19.

O local foi escolhido porque era ponto de partida da caminhada anual, promovida desde 2009 pelo Instituto para conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama. Nos dois últimos anos, em função da pandemia, a caminhada não ocorreu e a expectativa é que ela seja retomada em 2022.

Entre os presentes na homenagem estavam os voluntários do instituto, os familiares e amigos de Gilze, a banda da Polícia Militar, deputados, vereadores e o prefeito Rogério Santos. Autor da proposta da homenagem na Câmara Municipal de Santos, o vereador Cacá Teixeira também esteve presente.

Na ocasião, foi inaugurada uma placa em alusão ao Outubro Rosa, com destaque a atuação do Instituto Neomama, que completa 20 anos em 2021.

Instituto Neomama e a idealizadora Gilze Francisco são homenageados em Santos — Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

“Este local marca o ponto de encontro da “Caminhada do Outubro Rosa” para conscientização e prevenção ao câncer de mama, promovida pelo Instituto Neomama, da nossa querida Gilze Maria Costa Francisco. Ela, que superou as adversidades do câncer, partiu prematuramente, mas deixou uma mensagem de esperança e amor ao próximo”, diz a placa.

Gilze era presidente do Instituto Neo Mama, que auxilia pacientes em tratamento do câncer. Ela morreu em maio deste ano, por complicações da Covid-19, aos 60 anos. Em 2007, Gilze introduziu no Brasil o movimento popular mundial de conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa.

Gilze morreu vítima das complicações da Covid-19 em Santos, SP — Foto: Reprodução/ Facebook

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar