Hospital Irmã Dulce é autuado pela Vigilância Sanitária por descarte irregular de resíduos | Mais Saúde

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), gestora do Hospital Irmã Dulce em Praia Grande, no litoral de São Paulo, recebeu um Auto de Infração Sanitária no valor de R$ 30 mil por resíduos descartados irregularmente. A SPDM tem prazo de 30 dias para apresentar recurso.

A Vigilância Sanitária municipal realizou uma vistoria no hospital na última sexta-feira (1). O Auto de Infração Sanitária foi lavrado após ser constatado o acondicionamento inadequado de resíduos, segundo a prefeitura. Questionada, a administração municipal não quis informar quais resíduos foram encontrados em condições irregulares na unidade durante a inspeção.

O g1 obteve uma imagem que mostra uma placenta no chão, no mesmo dia em que foi realizada a inspeção. Segundo apurado pela reportagem, ela teria sido descartada no lixo comum do hospital.

Hospital Irmã Dulce — Foto: Divulgação

Após receber o Auto de Infração, a SPDM tem direito a recurso no prazo de 30 dias a partir da notificação. Segundo a prefeitura, após esse período, caso não haja o cumprimento do recurso, a multa de R$ 30 mil será gerada, conforme a legislação vigente.

Por meio de nota, a direção do Hospital Irmã Dulce disse que já foi notificada sobre o caso. A instituição também disse que notificou anteriormente a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) sobre a necessidade de investimentos municipais para realizar as adaptações necessárias na infraestrutura da unidade, para o acondicionamento destes itens. A gestão aguarda um retorno da pasta sobre o tema.

Sobre a imagem encaminhada pela reportagem, a unidade informou que irá investigar o caso, tendo em vista que não realiza o descarte de placentas da maneira apontada na imagem em questão, não conseguindo atestar sua veracidade ou condições em que tal item teria ficado exposto.

Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, em Praia Grande, SP. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar