Guerra na Ucrânia leva autora de SP a criar audiobook para explicar motivação de conflitos a crianças | Santos e Região

Explicar o conceito de guerra, situação que pode ter incontáveis lados, com resultados catastróficos para a humanidade, não é uma tarefa fácil. Coloque tudo isso em uma descrição rápida feita para crianças e o cenário fica ainda mais complicado. O desafio foi aceito por uma autora de livros infantis de São Vicente, no litoral de São Paulo, que criou um audiobook – gravação sonora do texto de um livro – logo após o início do embate na Ucrânia.

O conteúdo chamado “A Guerra” é disponibilizado gratuitamente por Aline Fontes Guillen, de 30 anos, por meio de seu perfil no Instagram, “Nini Guillen”. Ao g1, ela conta que pensou em uma maneira simples de explicar as motivações de um conflito para o público infantil.

Eu sabia que doações eram o caminho mais simples de fazer alguma coisa, mas meu coração pedia por mais! Eu queria fazer algo a partir daquilo que eu tenho de melhor para oferecer ao mundo, e como sempre amei escrever e tenho uma imaginação muito fértil para criar explicações simples, resolvi que essa era a melhor maneira.

— Aline Fontes Guillen, autora do audiobook chamado “A Guerra”

Aline acrescenta que sua ideia inicial era a publicação de um livro (físico) sobre o tema, mas a pressa para disponibilizar um material didático para crianças a levou até o conteúdo em áudio, que pode ser compartilhado com mais facilidade.

O audiobook citado tem menos de cinco minutos de duração e conta com a interpretação em diferentes tons de voz por parte da autora.

“Essa foi a maneira mais simples e fácil de oferecer essa explicação, que eu considero urgente para as crianças. Eu a escolhi exatamente por conta da guerra estar muito em pauta em todos os canais de notícia e internet num contexto geral, lugares que elas têm fácil acesso hoje em dia”, conta.

A autora também aponta a importância de não apenas explicar o conceito de algo delicado, mas também mostrar como atitudes positivas são capazes de mudar cenários problemáticos.

“Nada mais justo do que mostrar que alguma coisa precisa ser feita. Mais do que isso, que elas também são capazes de fazer algo. Não espero com isso pressioná-las, de forma alguma”, afirma.

Aline Guillen é autora de histórias infantis e decidiu produzir audiobook para explicar conceito de guerra. — Foto: Divulgação

Ela destaca, também, que vê a situação como uma “forma de treiná-las para serem adultos diferentes de nós, cheios de imaginação e iniciativa, que não se acomodam”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar