Guarujá inicia programação do Outubro Rosa neste sábado | Mais Saúde

A Prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, inicia a programação do Outubro Rosa neste sábado (2). O período é mundialmente conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama. Por isso, na campanha, serão realizados exames médicos e palestras sobre a doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, no Instituto da Mulher Casa Rosa, os mutirões acontecerão em todos os sábados de outubro. Para realizar ultrassom de mama, as mulheres serão atendidas das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já a avaliação para cirurgia ginecológica ocorrerá das 8h às 12h.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarujá, ocorrerá o mutirão de ultrassom de mama aos domingos, no período matutino, das 8h às 12h.

Ainda de acordo com a prefeitura, as Unidades de Saúde da Família (Usafas) atenderão em horário estendido em outubro para atendimentos voltados à saúde da mama. Das 17h às 21h, mulheres poderão realizar o autoexame de mama, a coleta citopatológico e o encaminhamento para mamografia.

Além dos mutirões e exames, acontecerão quatro palestras sobre câncer de mama no Instituto da Mulher Casa Rosa. A primeira será na abertura oficial da campanha Outubro Rosa, na quarta-feira (6), às 8h. Uma médica ginecologista obstetra e pacientes diagnosticadas com câncer de mama e de colo de útero falarão sobre a doença.

  • Segundas-feiras dias 8 e 15, às 9h: a psicóloga Tereza Neuman apresentará a palestra ‘Qualidade de vida na prevenção do câncer de mama’;
  • Terças-feiras dias 19 e 26, às 9h: a médica Isabel Cruz apresentará a palestra ‘Identificando sintomas e prevenindo o câncer de mama’;
  • Quartas-feiras dias 20 e 27, às 12h: a nutricionista Rosana Nóbrega apresentará a palestra ‘A importância da alimentação na prevenção do câncer de mama’.

VÍDEOS: G1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar