Galo dentro de ‘cercadinho’ na areia da praia chama atenção de banhistas em Santos, SP



Imagens repercutiram nas redes sociais neste domingo (15). Prefeitura de Santos proíbe a presença de qualquer animal na faixa de areia da praia. Galo é flagrado em ‘cercadinho’ em meio à faixa de areia de Santos, no litoral de SP.
Divulgação/ Mundo Rosa Z13
Um galo doméstico foi flagrado dentro de um cercado em uma praia de Santos, no litoral de São Paulo, e chamou a atenção de banhistas. O g1 apurou que a ave passou boa parte do domingo ensolarado no espaço. Entretanto, a Prefeitura de Santos proíbe a presença de qualquer animal na faixa de areia da cidade.
O flagrante foi feito, por volta das 11h, no dia em que as temperaturas chegaram a atingir 36°C. O animal estava com uma família de turistas na praia do Gonzaga, conforme apurado pelo g1. As imagens mostram o galo dentro de um cercadinho com sombra e dois potes, um com comida e outro água.
De acordo com o médico veterinário Gabriel Silva, o animal é da espécie Gallus gallus, conhecido como galo doméstico. Ele explica que essas aves são muito suscetíveis ao estresse, tanto por estarem rodeadas de pessoas como por ficarem longos períodos expostos ao sol em ambiente inapropriado.
Segundo Silva, as aves no geral precisam tomar sol, mas durante períodos curtos e em ambiente controlado. “Com muitas pessoas e outros animais circulando, alguns acidentes podem acontecer. A questão do calor associado ao estresse pode fazer mal ao animal, ainda que seja domesticado”, disse.
Já o veterinário Rafael Monteiro aponta que os maiores prejuízos dessa visita do galo à praia são, além do estresse, a ingestão de algo tóxico ou água do mar. O animal, por não ter discernimento, pode ingerir qualquer produto que esteja na areia.
“Se o local em que o animal ficar não estiver bem limpo, ele pode acabar se intoxicando”, afirma. Ele ainda explica que esses animais são bem resistentes, mas aqueles que não têm cuidados adequados podem transmitir algumas doenças.
As imagens do galo na faixa de areia de Santos, no litoral de SP, repercutiram nas redes sociais no último domingo (15).
Divulgação/ Mundo Rosa Z13
Proibição
A Prefeitura de Santos proíbe a presença de qualquer animal na faixa de areia da praia, com exceção do trecho para cães, que fica entre o posto 1 de salvamento e o Emissário Submarino (Parque Municipal Roberto Mário Santini, no José Menino), no horário das 6h às 9h e das 16h às 19h.
Nas demais áreas da faixa de areia, a administração municipal informou que a presença dos animais continua proibida e o descumprimento está sujeito a multa no valor de R$ 800.
No último final de semana, segundo a prefeitura, os banhistas advertidos retiraram os seus animais da praia. A fiscalização desses casos é feita por profissionais da Secretaria de Finanças, com apoio da Guarda Municipal e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente. Os moradores podem denunciar casos como o apontado na reportagem através dos telefones 153 (Guarda Municipal) ou 162 (Ouvidoria).
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar