Funcionários da Viação Fênix entram em greve e paralisam o transporte público em Cubatão, SP | Santos e Região

A paralisação geral começou às 4h, horário em que os primeiros ônibus do dia deveriam sair da garagem. Com a greve, aprovada em assembleia na última quinta (4), cerca de 60 funcionários aguardam em frente à garagem por respostas da empresa.

Ao g1, o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Santos e Região (Sindisan), Eronaldo José de Oliveira, explicou que os funcionários pedem pela assinatura de um acordo coletivo, negociado em maio deste ano, em que determina o reajuste de 7,59% nos vencimentos dos trabalhadores.

Segundo o sindicato, uma reunião foi realizada entre a prefeitura, a empresa e o sindicato no dia 6 de outubro. Na ocasião, a direção da Fênix havia se comprometido com o pagamento em cinco parcelas do reajuste retroativo desde maio. Porém, o pagamento não foi realizado.

Funcionários da Viação Fênix estão reunidos em frente à garagem da empresa em paralisação — Foto: Nina Barbosa/g1

“A empresa ainda não assinou e estamos tentando resolver essa questão desde maio”, explicou o secretário-geral. “Em assembleia, os funcionários decidiram pela paralisação enquanto a gente não tiver uma resposta da empresa”.

Eles pedem, além da assinatura do acordo coletivo pelo reajuste, o pagamento retroativo dos meses entre maio e novembro, quando o acordo já deveria ter entrado em vigor.

Segundo o Sindisan, a frota de ônibus municipais é composta por 45 veículos. Os motoristas e, também, funcionários dos setores de manutenção, administração e fiscalização aderiram à paralisação.

O g1 tentou mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno dos representantes da Viação Fênix para obter um posicionamento.

Funcionários da Viação Fênix estão reunidos em frente à garagem da empresa em paralisação — Foto: Nina Barbosa/g1

Funcionários da Viação Fênix paralisaram serviço de transporte municipal de Cubatão nesta segunda-feira (8) — Foto: Nina Barbosa/g1

VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar