Funcionários da Fênix Viação decidem manter greve parcial com 70% dos ônibus nos horários de pico em Cubatão, SP | Santos e Região

Os funcionários da Fênix Aviação, empresa responsável pelo transporte público municipal em Cubatão (SP), decidiram manter a greve parcial até, pelo menos, a próxima quarta-feira (17), após a Justiça determinar que a empresa efetuei o pagamento dos funcionários. Os 120 motoristas e demais trabalhadores da companhia iniciaram a paralisação na última segunda-feira (8).

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santos e Região, uma audiência de instrução e conciliação foi realizada, na tarde desta quarta-feira (10). O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) concedeu prazo de sete dias para a empresa responder às reivindicações dos trabalhadores.

Durante esse período, o Sindicato deve continuar cumprindo a liminar do TRT, que determinou a circulação de 70% dos veículos no horário de pico (6h às 9h e 16h às 19h), e 50% nos demais horários da frota de 34 veículos.

Segundo o TRT-SP, na audiência desta quarta-feira, o representante da empresa admitiu que, realmente, não houve reajuste dos salários com base no índice de 7,59% na data-base de maio, em razão da incapacidade da empresa de suportar mais um aumento após o déficit financeiro intensificado pela pandemia da Covid-19.

A defesa pediu que a audiência fosse remarcada, para a próxima quinta-feira (18), com o compromisso de já entrar em contato com o sindicato para concluir as negociações.

Considerando que a suplementação orçamentária da cidade será discutida por meio de um Projeto de Lei que será enviado à Câmara de Vereadores, o Tribunal entendeu que, somente após a sessão, será possível verificar as formas de pagamento de acordo com a disponibilidade financeira do município. Por isso, o Tribunal de Justiça adiou a audiência para quarta-feira (17).

O sindicato decidiu manter a greve parcial até a próxima audiência. No entanto, a fim de não prejudicar os estudantes, os motoristas resolveram rodar com 100% dos 11 ônibus escolares, para não prejudicar os estudantes. Os demais veículos da frota funcionam parcialmente.

O g1 tentou contato com a Fênix Viação e a Prefeitura de Cubatão, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve respostas.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar