Fotógrafo flagra lixo internacional, plástico e balões temáticos em alto mar no litoral de SP | Santos e Região

Um fotógrafo encontrou uma grande quantidade de lixo boiando em alto mar em Bertioga, no litoral de São Paulo, e registrou o achado em vídeo, que foi compartilhado nas redes sociais. Dentre os itens, estavam engradados de garrafas de origem internacional, sacolas plásticas e balões temáticos. O profissional recolheu parte do lixo em sua moto aquática.

A gravação foi feita na segunda (11), e nesta terça-feira (12) o fotógrafo Rafael Mesquita, de 36 anos, relatou detalhes do episódio ao g1. Segundo ele, a “mancha de lixo” estava próxima à Ilha Montão de Trigo, que fica a aproximadamente 10 km da costa.

Balões encontrados em alto mar foram recolhidos — Foto: Rafael Mesquita

O fotógrafo diz que o emaranhado de resíduos artificiais atingia quilômetros de extensão no alto mar, sendo possível notá-lo de longe. O profissional, que costuma frequentar a área de moto aquática, revela que o aparecimento de manchas de lixo como a registrada no vídeo estão se tornando cada vez mais comuns.

“Fico triste em ver isso”, lamenta.

Engradados de água de origem estrangeira foram recolhidos — Foto: Rafael Mesquita

No registro desta segunda, Mesquita atravessa uma grande mancha com sacolas plásticas em decomposição, fraldas, garrafas PET e resíduos artificiais. Um pouco mais distantes do emaranhado, o profissional também encontra balões coloridos e metalizados boiando, além de lixo internacional.

Dois engradados de garrafas PET de fabricação estrangeira também foram flagrados no local. Um era de origem colombiana, e outro oriental. Rafael supõe que os materiais tenham sido descartados incorretamente por alguma embarcação.

Lixo foi recolhido em moto aquática — Foto: Rafael Mesquita

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar