Filhotes de saruê andam ‘agarradinhos’ na mãe em passeio pelo litoral de SP; VÍDEO | Santos e Região

Filhotes de saruê [gambá] foram flagrados agarrados no corpo da mãe durante um passeio no quintal de uma casa, no bairro Morro São João, em Cananéia, no litoral de São Paulo. (Veja o vídeo acima)

Denise Pontes, de 54 anos, conta que, além de saruês, outros animais como tamanduás e pássaros costumam ser observados no quintal de casa. Ela afirmou que chegou a ver pegadas de onça. “No inverno é quando eles aparecem, então, fica fácil encontrar. Tem bicho preguiça também, salvamos um outro dia, coisa linda“, lembra.

Por ter cachorro, Denise explica que sempre tenta levar os animais de volta à mata, pois acha perigoso. Ela contou levá-los no colo, mas, no caso dos saruês, preferiu esperar que fossem embora. “Se a mãe assusta, ela corre, e os filhotes caem”.

Ao g1, o biólogo, Jorge dos Santos explicou que os saruês têm diversas variações de nomes, podendo ser chamados de gambás, cuícas, e este, especificamente, Didelphis Aurita e Gambá-de-orelha-preta.

De acordo com o biólogo, normalmente eles têm de 5 a 8 filhos por gestação. Os saruês pertencem a ordem dos marsupiais, que se caracterizam por possuir uma bolsa para carregar e proteger os filhotes. Dependendo do deslocamento da fêmea ou se ela perceber algum perigo, é normal que os filhotes se desloquem para fora e fiquem agarrados a ela, como mostra no vídeo.

Por possuírem hábitos noturnos, o biólogo afirma que é raro vê-los com frequência. Entretanto, com a ausência de predadores naturais e manuseio inadequado dos resíduos domésticos, principalmente alimentares, ultimamente, está mais fácil de encontrá-los.

Por fim, Santos explica que os saruês não são animais considerados perigosos, mas ressalta que bom mantê-los afastados, principalmente de animais domésticos.

“Eles têm uma dentição muito afiada e muito forte. Em algum eventual contato, pode haver uma interação onde o ferimento pode ocorrer tanto para um lado como para o outro”, finaliza.

Filhotes de saruê andam ‘agarradinhos’ na mãe durante passeio em Cananéia, no litoral de São Paulo — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar