Festival Indígena acontece em Bertioga e São Vicente em comemoração ao Dia do Índio | Santos e Região

O Dia Nacional do Índio é celebrado nesta nesta-feira (19) e, para comemorar a data, as cidades de São Vicente e Bertioga, no litoral de São Paulo, prepararam uma programação especial. A abertura oficial do Festival Indígena de Bertioga (FIB) – Expo Aldeia acontece no Parque dos Tupiniquins, ao lado do Forte São João. Já São Vicente promove a primeira edição do Festival Indígena nesta semana.

O Festival Indígena de Bertioga terá desfile das delegações indígenas, acendimento do fogo sagrado, bênçãos tradicionais, execução do hino nacional em Tupi Guarani e em português, show pirotécnico e dança de integração. O evento também terá exposições, feiras, apresentações culturais, esportes tradicionais, pinturas corporais, desfile de beleza, rodas de conversa e gastronomia.

O festival contará com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito de Bertioga Caio Matheus, o secretário de Turismo e Cultura Ney Carlos da Rocha, o líder indígena Marcos Terena, fundador e presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) e o cacique Adolfo Werá Mirim, da Aldeia Rio Silveira. O festival receberá as etnias Kuikuro e Kurâ Bakairi, ambos do Mato Grosso.

O Festival Indígena de Bertioga é realizado pela prefeitura e produzido pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena. O objetivo é preservar, valorizar e divulgar as tradições indígenas. A programação acontece de 19 a 23 de abril, no Parque dos Tupiniquins, com entrada gratuita, e está disponível no site da Prefeitura de Bertioga.

Em comemoração ao Dia do Índio, a Confraria Jovem do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, promove a primeira edição do Festival Indígena (FISV) para ressaltar a cultura do primeiro povo brasileiro.

O evento será realizado entre os dias 19 e 20 de abril, na Casa do Barão (Rua Frei Gaspar, 280, Centro), e contará com atividades diversas como rodas de conversa, esportes típicos, vendas de artesanato e oficinais culturais. O festival também vai receber os três núcleos indígenas da Aldeia do Paranapuã.

Confira a programação em São Vicente:

  • 13h às 14h – Solenidade de abertura com apresentação do coral Mborai Mirim;
  • 14h às 15h – Venda de artesanatos, e rodas de conversa (Objetivo da Funai, História dos índios brasileiros e costumes indígenas);
  • 15h30 às 16h – Visita guiada ao acervo do Instituto Histórico e Geográfico
  • 16h30 às 17h – Venda de artesanatos, esportes típicos (Cabo de guerra), oficinas culturais.
  • 09h às 10h – Abertura e explicação do cronograma 2
  • 10h30 às 11h – Venda de artesanatos e pratos gastronômicos, visita guiada ao museu e oficinas culturais.
  • 14h às 15h – Rodas de conversa com contação de histórias, indígena x cultura brasileira, realidade do índio brasileiro.
  • 15h30 às 16h30 – Brincadeiras e esportes típicos (Arco e Flecha)
  • 17h30 – Encerramento com apresentação do coral Mensageiros

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar