Esquema de cancelamento de multas de trânsito é investigado no litoral de SP | Santos e Região

Uma organização criminosa que atua em Peruíbe e Itanhaém, no litoral de São Paulo, é alvo de uma operação desde a última quinta-feira (23) por praticar um esquema de cancelamento de multas de trânsito no sistema do Departamento de Trânsito do estado (DETRAN). O órgão afirma que já realizou bloqueios internos para que não ocorra mais esse tipo de fraude.

As investigações duraram quatro meses na tentativa de reprimir uma organização criminosa que interfere e modifica o sistema eletrônico do órgão de trânsito. O esquema livrava os motoristas das multas se pagassem 20% do valor aos criminosos.

Conforme apurado pela TV Tribuna, emissora afiliada da Rede Globo, uma despachante, moradora do interior de SP, chefiava o esquema, que induzia os próprios funcionários do DETRAN a acessar o sistema do departamento e assim conseguir desbloquear as multas.

Polícia e Detran investigam fraude milionária

Polícia e Detran investigam fraude milionária

A Operação MULCTA cumpre oito mandados de busca e apreensão em todo o estado, sendo dois deles em Itanhaém e um em Peruíbe. Equipes da 1ª Delegacia Seccional de Polícia e da 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (CERCO) atuam na ação, que conta com o apoio do DETRAN.

O DETRAN-SP foi o responsável pela identificação da fraude no cancelamento de multas em seu sistema e acionou a Polícia Civil.

O departamento afirma que inseriu bloqueios em seu sistema para que não se possa efetuar nem o licenciamento e nem a transferência dos veículos, a fim de que os envolvidos não possam se beneficiar.

“A identificação interna do ato criminoso evitou prejuízo aos cofres públicos e a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação em nenhum momento da fraude foi desvinculada do prontuário dos proprietários dos veículos”, concluiu o órgão, em nota.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar