Elefante-marinho-do-sul fêmea é encontrado em praia do litoral de SP; ASSISTA
Fêmea passou a noite na Praia das Astúrias, em Guarujá (SP). Guarda Civil Municipal prestou apoio ao Instituto Gremar na ocorrência. Elefante-marinho-do-sul é encontrado em praia do litoral de SP
Um elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) fêmea foi encontrado na Praia das Astúrias, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Um vídeo, obtido pelo g1, mostra o animal na faixa de areia (assista acima). Segundo o Instituto Gremar, ela seguia em observação na manhã desta quinta-feira (14).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O encalhe do animal foi registrado na tarde de quarta-feira (13), mas ele passou a noite na praia acompanhado pelas equipes do Gremar. Ao g1, o surfista Alessandro Henriques disse ter se deparado com o elefante-marinho-do-sul às 7h de quarta-feira.
Segundo o Gremar, o animal marinho pesa cerca de 200 kg e mede aproximadamente 2,3 m. No corpo dela não foram encontradas lesões aparentes, somente algas e epibiontes – organismos que vivem sobre outros seres vivos.
As equipes coletaram exames e administraram medicações no animal. O local segue isolado para que ele possa descansar.
Especialista
Vídeo mostra elefante-marinho jogando areia sobre ele mesmo em praia de Guarujá (SP)
Instituto Gremar/Divulgação
O biólogo Alex Ribeiro explicou ao g1 que este é o final da temporada para o aparecimento de animais como o elefante-marinho na Baixada Santista. A espécie, que chega a até quatro metros, vem da região da Patagônia e é normalmente encontrada no Sul da América do Sul.
“Eventualmente eles param na praia por um período de descanso e depois retornam para o mar. Ou, quando param, estão machucados, podem estar feridos, com alguma espécie de lesão. Aí, precisam de algum cuidado médico veterinário”, disse Alex.
Instituto Gremar informou que animal segue sob observação na praia em Guarujá (SP)
Alessandro Henriques
O especialista explicou que, ao contrário das fêmeas, os machos possuem uma protuberância na frente da cabeça, o que explica o nome inusitado. Essa característica morfológica é importante nas colônias, pois os machos brigam entre si por territórios ou fêmeas.
Elefante-marinho-do-sul foi encontrado na Praia das Astúrias, em Guarujá (SP)
Instituto Gremar/Divulgação
Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) prestou apoio ao Gremar na ocorrência.
Leão-marinho-do-sul
No último domingo (10), um leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens) foi filmado ‘se exibindo’ na Praia da Enseada, também em Guarujá. O Instituto Gremar informou ao g1 que ele foi resgatado do local.
Leão-marinho-do-sul ‘se exibe’ em praia do litoral de SP
O registro foi feito por volta das 7h, em uma área próxima ao Canto do Tortuga. Ewerton Menezes, o autor das imagens, contou que é dono de uma barraca na praia há cinco anos mas nunca tinha visto um leão-marinho no local.
Ele relatou a impressão de que o animal tomava um “banho de sol”, uma vez que movimentava bastante a cabeça. Ainda de acordo com Ewerton, o leão-marinho também mostrava os dentes para banhistas que se aproximavam.
“Tipo [dizendo] ‘me deixa quieto aqui’, mas não avançou. [Dá] um pouco de medo, não gosto de chegar perto. Os dentes [eram] grandes, parecia praticamente um palmo [de uma mão] o tamanho do dente quando alguém chegava perto”, contou Ewerton.
O biólogo Eric Comin analisou as imagens e disse que o leão-marinho veio do Sul, subindo a costa e parando na praia para descansar. O profissional também destacou a necessidade da distância entre os banhistas e o animal.
Comin afirmou que a espécie é comum na região da Patagônia e pode chegar no país por meio de correntes marítimas. “Esse parou aí, então ele vai se alimentar, descansar, repousar e depois vai seguir”, complementou.
Leão-marinho foi flagrado descansando na praia da Enseada, em Guarujá (SP)
Ewerton Menezes
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Fonte Original