Crianças tem encontro inusitado com jaguatirica e salvam o animal no meio de rio em SP; VÍDEO | Santos e Região

Um piloteiro e algumas crianças que faziam o trajeto entre o Boqueirão Sul e Pedrinhas, em um barco-escola, em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, foram surpreendidos ao avistarem um filhote de Jaguatirica nadando exaustivamente. Um vídeo obtido pelo g1 nesta quarta-feira (29) registrou parte da ação.

Visto à dificuldade do filhote em terminar o trajeto, o piloteiro, Jean Claude Mendes deu a volta com o barco, se aproximou e lançou um remo, objeto no qual a Jaguatirica se agarrou, o que emocionou as crianças que estavam à bordo e ajudaram no salvamento. (Veja o vídeo acima).

De acordo com Mendes, não houve risco para as crianças. Sendo assim, ele mudou o trajeto para soltar o filhote em terra firme na margem do Rio Boguaçu, na direção em que nadava antes de ser resgatado.

Ele acrescenta ainda que realizar o salvamento foi gratificante e emocionante. “Ela estava nadando desesperada. Foi muito bom resgatá-la com a ajuda das crianças, que ajudaram a segurar o remo”, conta.

A Polícia Ambiental afirmou que em razão do animal não apresentar ferimentos, o procedimento realizado pelo piloteiro foi correto. Por conta da ocorrência, equipes farão o monitoramento nas margens do rio para verificar qualquer movimento diferente na área.

Por meio de nota, a diretora do Departamento de Educação de Ilha Comprida, Valéria Pontes, destacou a experiência ímpar das crianças, a sensibilidade e o respeito pela natureza do piloteiro e a união de todos no salvamento.

Filhote de Jaguatirica estava nadando exaustivamente antes de ser resgatado nesta terça-feira (28), em Ilha Comprida — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar