Creche promove eleição das frutas com campanha eleitoral e leva crianças às urnas para votação | Eleições 2022 em Santos e Região – SP

Crianças de uma creche em São Vicente, no litoral de São Paulo, estão vivenciando o período eleitoral no ambiente escolar com direito a título de eleitor, campanha e votação. A ideia das professoras surgiu após notarem que os alunos imitavam alguns candidatos. As crianças de unidade podem votar em candidatos super saudáveis como Abacaxi, a Banana e o Morango e, assim, aprendem como funciona o processo eleitoral.

O Projeto Eleições é desenvolvido com as crianças da creche El Shaday, localizada no Parque São Vicente. Ao g1, a coordenadora de assuntos pedagógicos, Fabiana Madureira, disse que a ideia surgiu para explicar, desde cedo, como funciona um processo eleitoral.

“Nós percebemos que eles imitavam alguns candidatos em forma de brincadeira porque todo aprendizado na Educação Infantil é sempre muito leve, de uma forma lúdica e prazerosa. A gente acredita que, através das brincadeiras, a gente constrói um verdadeiro aprendizado, aquele que vai ficar mesmo”, disse.

A ideia foi organizar um projeto que proporcionasse os alunos participarem de todo o processo eleitoral desde a campanha, com competições de cartazes e propagandas. Cada sala escolheu a fruta de sua preferência para as eleições. Todos candidatos tinham grandes qualidades nutricionais.

“Pensamos em cores, mas as frutas são muito mais interessantes por conta da experimentação, da vivência que eles têm. Na creche, a gente incluiu culinária junto. Então, eles fizeram bolo de abacaxi, mousse de morango, fizeram sucos, vitaminas”, explica Fabiana.

Eleição de frutas em creche de São Vicente é realizada para proporcionar ambiente eleitoral às crianças — Foto: Prefeitura de São Vicente/Divulgação

Além de também experimentarem as frutas in natura, a pedagoga explicou que as crianças iam nas outras salas para fazer a campanha eleitoral deles e incentivar outros colegas a fazer a experimentação. “E o convencimento é a partir do que aquela fruta pode causar de benefício ao organismo quando consumido”.

A comunidade também se envolveu no projeto. Os pais, por exemplo, participaram em alguns momentos como a pesquisa ‘Varejob’ para saber quais são as frutas mais consumidas em casa.

“Estão construindo título eleitoral, tem uma urna de brincadeira e a cédula para fazer a votação. O berçário defende o morango, o maternal 1 a banana e o maternal 2 o abacaxi”.

A eleição para escolha da fruta vencedora ocorrerá no dia 21 de outubro e, segundo a coordenadora, na ocasião será liberada a boca de urna. “Algumas crianças vão ficar na parte da frente recebendo os pais com algumas frutas, fazendo uma última tentativa [de conseguir votos], dessa forma vamos conduzir, convidar os pais para fazer a votação e a apuração será no período da tarde”.

Cédulas foram preparadas para votação eleitoral da creche em São Vicente, SP — Foto: Prefeitura de São Vicente/Divulgação

Para Fabiana, a atividade é importante para fomentar desde cedo o gosto de participar de todo processo eleitoral e das escolhas. “É criar desde pequeno um cidadão crítico, um cidadão que vai realmente pensar nas suas escolhas. É uma brincadeira, mas tem um cunho muito importante porque você desperta na criança essa questão crítica das escolhas, saber realizar as escolhas, defender o seu ponto de vista”.

“É muito importante porque lá na frente quando adultos são muitas escolhas que eles irão fazer, não só dos governantes, mas várias outras. A gente está contribuindo para construir neles um senso crítico. A creche inteira está envolvida, até título eleitoral eles têm agora, claro, fictício, mas eles têm e estão levando bem a sério”, finalizou.

Pedagoga da creche em São Vicente explicou que atividade que simula eleições é um momento de aprendizagem e diverção às crianças — Foto: Prefeitura de São Vicente/Divulgação

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar