Cobertura vacinal em Santos está abaixo da meta do Ministério da Saúde | Mais Saúde

A quantidade de pessoas que tomou as vacinas de rotina em Santos, no litoral de São Paulo, está abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Santos, que divulgou dados nesta quinta-feira (9), o cenário preocupa já que pessoas não imunizadas contribuem para espalhar vírus e outros agentes transmissores de doenças.

Em Santos, segundo dados da Secretaria, entre as crianças de até um ano, a média da cobertura vacinal, considerando todos os imunizantes, é de 73,8%. A meta do Ministério da Saúde é de 95%.

A vacina contra a febre amarela foi aplicada em 60,6% dessa população-alvo, 74,5% tomaram a da meningite C, 76,1% a vacina da hepatite B, 77,7% a pneumocócica, 75% a poliomielite, 76,8% a do rotavírus humano e 76,1% a pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B).

Para as vacinas cujo esquema inicia a partir do primeiro ano de vida, a média também não é satisfatória. Em 2021, cerca de 78,2% tomaram a primeira dose contra sarampo, caxumba e rubéola e 75,8% contra a hepatite A.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, 27% das crianças estão em atraso para o início do esquema vacinal. Desta forma, de acordo com o órgão, a cobertura das doses seguintes fica comprometida no caso dos imunizantes que necessitam da aplicação de reforços meses ou anos depois.

A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras explicou que doenças com baixa cobertura vacinal como poliomielite, hepatite e meningite podem voltar a circular entre a população com a baixa cobertura vacinal.

“Um exemplo claro é o sarampo, que já tínhamos o certificado de erradicação, mas, devido à baixa cobertura vacinal em 2018, voltou ao nosso município”, disse Ana, por meio de nota.

As vacinas estão disponíveis nas policlínicas, exceto a unidade Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar