Cidades da Baixada Santista se dividem quanto à liberação do uso de máscara em locais abertos | Santos e Região

Em contato com o g1, Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Praia Grande informaram que ainda estudam a questão, e que, até segunda ordem, manterão as regras sanitárias atuais.

As cidades de Santos e Peruíbe disseram que irão acatar as medidas sugeridas pelo estado, seguindo a data prevista. A Prefeitura de Santos, porém, acrescentou que, devido à possibilidade de uma nova onda de Covid-19, a administração municipal prepara uma campanha de conscientização para o uso da proteção facial em ambientes com aglomeração ou grande fluxo de pessoas.

Em contrapartida, as prefeituras de Guarujá e São Vicente negaram seguir o anúncio de João Doria. Guarujá informou que o uso de máscaras nas vias públicas é recomendado, conforme a legislação vigente, e que o descumprimento pode acarretar em penalidades como detenção de 15 dias a um ano. A Prefeitura de São Vicente pontuou que concentra a atenção na campanha de vacinação, para que o cenário seja cada vez mais seguro, e acrescenta que, até o momento, o uso segue obrigatório na cidade.

As cidades que se posicionaram contra a medida ou que informaram analisar a situação pontuaram que, caso decidam acatar a recomendação anunciada nesta quarta-feira, irão divulgar. O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Itanhaém, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.

A média móvel diária de mortes registrada no estado foi de 61 nesta quarta-feira. O valor é 34% maior do que o registrado há 14 dias, o que, para especialistas, indica tendência de alta na pandemia. Já a média diária de casos é de 1.289, valor 10% maior do que o de 14 dias, o que aponta tendência de estabilidade.

De acordo com Doria, o estado deve atingir a meta de 75% da população vacinada nesta quinta-feira (25). No entanto, não há nenhuma estimativa de quando as outras metas podem ser atingidas, já que elas dependem de uma queda no ritmo de novos casos, mortes e internações.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos


Fonte Original

Compartilhar
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
EnglishPortugueseSpanish
Fechar
Fechar